Destaque

Corrida Pink do bem reúne três mil participantes em Sorocaba

A 9ª edição da corrida Pink do Bem Ossel Assistência reuniu três mil participantes na manhã deste domingo (29), em Sorocaba. As largadas da provas de cinco e dez quilômetros, assim como da caminha de três quilômetros ocorreram por volta das 7h30, no parque das Águas, no Jardim Abaete. O número de inscritos bateu recorde neste ano. A renda arrecada com o evento será revertida em prol da Liga Sorocaba de Combate ao câncer. A iniciativa é promovida pela Liga, com organização da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP) e marketing esportivo da Pepper Sports.

Com a verba angariada, a Liga paga mamografias e biópsias para mulheres que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.“Nosso intuito é ajudar a zerar a fila do SUS, seja de mamografias ou biópsias. No que pudermos, nós vamos ajudar”, disse a presidente da entidade, Marisa Lopes.

Ainda segundo Marisa, o recorde de inscritos nesta edição indica que as pessoas tem percebido, cada vez mais, a importância de apoiar a causa e, também, de cuidar da própria saúde.“Isso indica que o pessoal está tomando consciência de que é preciso prevenir o câncer de mama”, falou. Ela ainda lembrou que a corrida faz parte do calendário do município de eventos oficiais em alusão à campanha Outubro Rosa.

Desde o 2º ano de realização da Pink do Bem, a entidade já pagou mais de 150 mil exames para pacientes, entre mamografias e biópsias, de acordo com a diretora social da Liga, Erica Soares Cannavan Mora.“No ano passado, conseguimos zerar a fila do SUS para biópsias”, comentou. Ela também destacou a importância de as mulheres sempre fazerem o autoexame de mama. “A pessoa mais importante na sua vida é você, então, se toque”.

Conforme a gestora da corrida, Luciana Pepper, o evento alia conscientização, solidariedade, incentivo à pratica esportiva, bem como ao autocuidado. “Percebemos que as pessoas estão mais preocupadas com a sua qualidade de vida, com a saúde e praticando esporte, e isso que é mais legal”, comentou.

Atletas profissionais e amadores

Tanto atletas profissionais, quanto amadoras disputaram as provas. A assistente de comércio exterior Thayná Nayara de Sousa Lima, de 24 anos, esteve na caminhada de três quilômetros pela primeira vez. Inspirada pela história de uma tia que enfrentou o câncer de mama, ela não pensou duas vezes em ingressar em um mutirão para participação na corrida organizado pela empresa onde trabalha.

A partir de agora, a jovem pretender se inscrever no evento esportivo anualmente. Ela já tem até mesmo metas para as próximas edições — conseguir completar os percursos de cinco e dez km. “A gente vê como é importante apoiar a causa e divulgá-la”, apontou.

Thayná também motivou a mãe, a berçarista Irenilda de Souza Lima, de 51 anos, a fazer parte dessa corrente do bem. Por ter acompanhado a luta da irmã contra a doença, ela aceitou o desafio e fez o trajeto de cinco km. “Agora, não vou parar mais”, garantiu.

Já a analista de seguridade Adriana Mendes de Almeida Martins, de 52 anos, participou pela quarta vez. Neste ano, devido a uma cirurgia, optou pela caminhada, mas, nos anteriores, encarou as corridas. Depois de acompanhar a batalha de amigas contra o câncer de mama, ela encontrou na Pink do Bem uma forma de apoiar os pacientes diagnosticados com a doença.“Eu vi a luta delas, sempre muito sofrida, porque a pessoa acaba sofrendo bastante, então, eu comecei a participar para poder ajudar todas essas pessoas que passam por esse momento difícil”, contou.

Além das provas, o evento teve tendas com vários serviços para o público, como massagem, aulas de dança e sorteios de brindes. 

Reportagem de VINICIUS CAMARGO
Jornal Cruzeiro do Sul

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Litoral de São Paulo deve movimentar quase R$ 10 bilhões nas férias de verão

A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…

34 minutos atrás

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…

36 minutos atrás

ACSO é premiada com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…

39 minutos atrás

Cravinhos e Lindemberg deixam cadeia na última saída temporária do ano

Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…

41 minutos atrás

Transporte público de Sorocaba tem horários diferenciados para as festas de fim de ano

A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…

48 minutos atrás

Operação Natal encontra irregularidades em 254 comércios do Estado de SP

A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…

49 minutos atrás