Foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, (16), o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei, de autoria do vereador Aith (PRTB), sobre o direito de toda mulher a ter um acompanhante nas consultas, exames e procedimentos realizados nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do Município de Sorocaba.
A determinação aplica-se à realização de procedimentos que utilizem sedação ou anestesia e induzam à inconsciência ou ainda, que possam expor a intimidade da paciente, como diagnóstico mamário, genital, retal, transvaginal, urológico, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Ainda de acordo com o projeto, o direito a ter uma pessoa ao lado, independe do sexo do profissional que realize o exame, estendendo-se inclusive a atendimentos realizados em ambulatórios e nas internações, devendo todo estabelecimento de saúde informar o benefício à mulher, por meio de aviso fixado em local visível e de fácil acesso.
Na justificativa, a matéria argumenta a necessidade de uma política de respeito à dignidade do paciente e a natureza profissional do procedimento.
Aith (PRTB) conversou com o repórter André Fazano e explicou o projeto.
Ouça.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…
Em dez anos, fintechs e Pix deram acesso a serviços bancários para 60 milhões de…