A Defesa Civil mantém o alerta com a previsão de tempestade com rajadas de vento de até 100 km/h no estado de São Paulo neste domingo (19/11). No interior e litoral, a chuva forte e ventania já provocam estragos desde a sexta (17/11). Até o momento, não há registro de pessoas feridas.
Por volta das 19h30 deste sábado (18/11), a frente fria se deslocava em direção à Grande São Paulo, onde deveria chegar entre as 22h e às 3h. É justamente a combinação dela com a onda de calor e a umidade vinda da Amazônia que deverá provocar as tempestades na região.
Segundo o capitão Roberto Farina, da Defesa Civil, a frente fria se dividia em três núcleos no início da noite. Um deles seguia em direção ao interior e dois estavam nas proximidades do Vale do Ribeira, podendo se unir e ganhar força para chegar à capital paulista. Às 20h30, chovia em alguns pontos da zona sul paulistana, com trovoadas.
“A frente fria já passou por SC e, infelizmente, já tivemos duas mortes [no estado do sul]” disse Farina. “O alerta segue até domingo. E todo o sistema de defesa civil está de prontidão”, afirmou.
Entre sexta e este sábado, a Defesa Civil de SP registrou ventos de até 80 km/h —em Caçapava, onde a cobertura de um posto de combustíveis foi arrancada.
No sul do estado, em Itapeva, duas escolas foram destelhadas e um aeroclube perdeu a cobertura. Também houve registro de quedas de árvore em Taubaté, onde caíram sobre um carro e Itararé.
Em Ubatuba, no fim da tarde, a tempestade assustou moradores e também provocou queda de árvore.
Segundo Farina, ainda há risco de temporais e rajadas de vento de forte intensidade neste domingo (19/11) na Grande São Paulo. “O cenário de amanhã é de que tenhamos a frente fria já instalada e, novamente, temporais intermitentes”, disse. “Não vamos precisar os horários, mas em vários momentos do dia. Podem vir seguidos de raio e ventos fortes”, afirmou.
O cenário ainda preocupante fez governo estadual e prefeitura da capital manterem a suspensão de eventos ao ar livre no domingo, assim como aconteceu neste sábado. “O prefeito e o governador estão aqui e foi mantida a suspensão dos eventos, por precaução. É melhor prevenir, evitar a exposição ao risco, do que uma pessoa perder a sua vida”, disse Farina.
Metrópoles
Foto: Prefeitura de Paraguaçu Paulista
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…