Destaque

Dia da Bandeira foi comemorado com Ato Cívico na Base de Apoio Regional do Exército

Em comemoração ao Dia da Bandeira, celebrado nacionalmente ontem (19) de novembro, um Ato Cívico foi realizado em Sorocaba referente a data. 

A solenidade aconteceu na Base de Apoio Regional do Exército, no bairro Santa Rosália, com a participação do Tiro de Guerra do município e seus membros. Estiveram presentes o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro, na ocasião representando o prefeito Rodrigo Manga, além de autoridades do Exército, da Polícia Militar e representantes da sociedade civil. Os convidados foram recebidos pelo Coronel do Exército, André Paulo Maurmann, que é Comandante da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba.

A lei determina que o Hasteamento da Bandeira seja feito ao meio-dia, bem como é providenciada a incineração das bandeiras que se encontram sem condições de uso.

“São Atos Cívicos, como esse, que reforçam o compromisso da nossa sociedade com a postura cidadã de amor e respeito à Pátria, ajudando a formar bons cidadãos”, comentou o secretário municipal da Sesu. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)

134 anos

Um dos símbolos do Brasil, a Bandeira Nacional, instituída em 19 de novembro de 1889, completa no domingo (19) 134 anos. A Bandeira Nacional estampa a unidade do povo brasileiro e a riqueza das terras. Também relembra as lutas e vitórias em defesa da Pátria.

Criada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos e desenhada pelo artista Décio Vilares, a bandeira “simbolo augusto da paz” foi inspirada na bandeira do Império e manteve as cores verde, amarela, azul e branca. O círculo central em azul com a inscrição da legenda “Ordem e Progresso” entrou no lugar do brasão imperial.

Cada uma das quatro cores tem um significado: o verde simboliza as matas; o amarelo as riquezas nacionais; o branco a paz; e o azul retrata o céu, com a constelacao do Cruzeiro do Sul, na data da Proclamação da República.

Em cumprimento à Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, a Bandeira Nacional é mantida permanentemente içada no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Jornal Cruzeiro do Sul

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Serial killer de animais é preso em Itapetininga

O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…

14 horas atrás

Sebrae Sorocaba é destaque em premiação no estado

O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…

14 horas atrás

Velório do ator Ney Latorraca é nesta sexta (27), no Theatro Municipal, no centro do Rio

Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…

15 horas atrás

PROGRAME-SE 26/12/2024

No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…

15 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 26/12/2024

Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…

16 horas atrás

Bancos têm horários reduzidos de atendimento no final de ano

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…

16 horas atrás