Destaque

Dia da Bandeira foi comemorado com Ato Cívico na Base de Apoio Regional do Exército

Em comemoração ao Dia da Bandeira, celebrado nacionalmente ontem (19) de novembro, um Ato Cívico foi realizado em Sorocaba referente a data. 

A solenidade aconteceu na Base de Apoio Regional do Exército, no bairro Santa Rosália, com a participação do Tiro de Guerra do município e seus membros. Estiveram presentes o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro, na ocasião representando o prefeito Rodrigo Manga, além de autoridades do Exército, da Polícia Militar e representantes da sociedade civil. Os convidados foram recebidos pelo Coronel do Exército, André Paulo Maurmann, que é Comandante da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba.

A lei determina que o Hasteamento da Bandeira seja feito ao meio-dia, bem como é providenciada a incineração das bandeiras que se encontram sem condições de uso.

“São Atos Cívicos, como esse, que reforçam o compromisso da nossa sociedade com a postura cidadã de amor e respeito à Pátria, ajudando a formar bons cidadãos”, comentou o secretário municipal da Sesu. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)

134 anos

Um dos símbolos do Brasil, a Bandeira Nacional, instituída em 19 de novembro de 1889, completa no domingo (19) 134 anos. A Bandeira Nacional estampa a unidade do povo brasileiro e a riqueza das terras. Também relembra as lutas e vitórias em defesa da Pátria.

Criada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos e desenhada pelo artista Décio Vilares, a bandeira “simbolo augusto da paz” foi inspirada na bandeira do Império e manteve as cores verde, amarela, azul e branca. O círculo central em azul com a inscrição da legenda “Ordem e Progresso” entrou no lugar do brasão imperial.

Cada uma das quatro cores tem um significado: o verde simboliza as matas; o amarelo as riquezas nacionais; o branco a paz; e o azul retrata o céu, com a constelacao do Cruzeiro do Sul, na data da Proclamação da República.

Em cumprimento à Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, a Bandeira Nacional é mantida permanentemente içada no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Jornal Cruzeiro do Sul

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil produziu 23 bilhões de litros de refrigerante e exportou suco para 120 países em 2023

O Brasil produziu mais de 23 bilhões de litros de refrigerante em 2023, mostra um…

12 horas atrás

Produção de leite bate recorde no Brasil

Após dois anos em queda, a produção de leite no Brasil cresceu 2,4% em 2023,…

12 horas atrás

Especialista fala sobre a Semana Nacional de Trânsito 2024

Começou nesta quarta-feira (18) e vai até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional…

13 horas atrás

Alexandre de Moraes ordena suspensão imediata do X no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira…

14 horas atrás

Proposta de SAF do São Bento é bem recebida por Conselho Deliberativo do clube

Uma reunião entre o Conselho Deliberativo do São Bento e a empresa Flash Forward, do…

15 horas atrás

Governo de São Paulo anuncia compra de 12 mil câmeras corporais para PMs

O governo de São Paulo anunciou a compra de 12 mil câmeras corporais para a…

16 horas atrás