Com risco de golpes e fraudes durante a Black Friday, o consumidor deve verificar se o perfil ou o site da loja em que vai comprar têm reclamações e informações de canais de atendimento, CNPJ e endereço físico. O alerta é do Procon-SP, que aconselha também a consultar a lista de sites que devem ser evitados. A lista pode ser conferida no site https://www.procon.sp.gov.br/
“O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta. Observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outras informações também ajuda o consumidor a identificar possíveis fraudes”, orienta o órgão de defesa do consumidor.
Segundo o Procon, a inclusão de páginas na seção “Evite esses sites” é feita após procedimentos internos que envolvem a pesquisa e a tentativa de contato com as empresas reclamadas.
Quando os especialistas identificam essas situações, ao analisarem as reclamações registradas na plataforma do Procon-SP, são feitas pesquisas quanto ao CNPJ e várias tentativas de contato, por email, telefone e outro canal que seja possível identificar.
Após todos esses procedimentos, quando a empresa não responde, seu endereço na internet é inserido na lista “Evite esses sites”, explica o Procon.
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