Jornalismo

Museus do Futebol e da Língua Portuguesa são opções de lazer nas férias

Para garantir diversão para pessoas de todas as idades, o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, participam da São Paulo Best Week/SPBW, promovida pela São Paulo Turismo/SPTURIS, que movimenta parte da celebração dos 470 anos da capital, a serem completados em janeiro.

Serão duas semanas, entre 18 e 30 de dezembro, com promoções, descontos e dias de gratuidade, a fim de incentivar a visita de moradores da capital e de turistas de outras partes do Brasil e do exterior a vários espaços da cidade, incluindo, claro, instituições culturais.

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma opção para quem desejar uma visita de graça à exposição temporária Futebol de Brinquedo, um mergulho nas memórias afetivas dos brinquedos analógicos inspirados no futebol. Integram a mostra peças como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e, é claro, muitos times de futebol de botão.

Há também figuras da Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, além de minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko.

Além da mostra, o museu disponibiliza programação cultural e atividades na área externa, como mesa de botão, futmesa e outras brincadeiras. A mostra e a programação cultural podem ser visitadas de terça a domingo, das 9h às 17h. Atualmente, a exposição principal do Museu do Futebol está fechada para obras de renovação.

Já no Museu da Língua Portuguesa, a entrada é gratuita aos sábados para mergulhar na diversidade do português falado no Brasil em sua exposição principal ou se encantar com a relação de nossa língua com a canção popular brasileira na atual mostra temporária Essa nossa canção.

O projeto aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de experiências audiovisuais e imersivas. É uma oportunidade de o visitante conhecer a riqueza do português falado no Brasil por meio de canções de diversos gêneros musicais: do pop ao rock; do axé music à bossa nova; do funk ao forró.

Em uma das salas, o público assiste a artistas como Teresa Cristina, Juçara Marçal, e Tom Zé interpretando, à capela, músicas como Pelo telefone (Djonga), Sinal fechado (Paulinho da Viola) e Asa branca (Humberto Teireixa/Luiz Gonzaga). Há ainda fãs dos Racionais MC’s em uma interpretação bem marcante do clássico Diário de um detento, maior sucesso do grupo de rap paulistano. A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h).

Tanto o Museu do Futebol quanto o Museu da Língua Portuguesa vão funcionar normalmente em dezembro e janeiro, fechando para visitação do público em apenas quatro dias: 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Trem intercidades passará por São Roque e trará inúmeros benefícios a toda região

O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…

8 horas atrás

Vereadora eleita Tatiane Costa é entrevistada no Jornal da Cruzeiro

O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…

8 horas atrás

PROGRAME-SE 18/11/2024

Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…

8 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 18/11/2024

Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…

9 horas atrás

Sesc Sorocaba celebra 10 anos do Projeto Iorubrá

O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…

9 horas atrás

Motocicleta furtada é localizada pela GCM no Jardim Zulmira

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…

10 horas atrás