Jornalismo

Programa “HumanizAção” realiza nova força-tarefa no Jardim Zulmira

A Prefeitura de Sorocaba realizou mais uma ação no Jardim Zulmira, Zona Oeste da cidade, como parte do programa “HumanizAção”. O objetivo da ação, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), foi realizar abordagens sociais e oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua, recolher materiais inservíveis e coibir e prevenir qualquer tipo de irregularidade eventualmente identificada.

Uma força-tarefa foi montada para a operação, que envolveu cinco equipes das secretarias de Gabinete Central (SGC) e de Segurança Urbana (Sesu), três da Guarda Civil Municipal (GCM), uma do Serviço de Obras Sociais (SOS) e outra da Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso).

O grupo vistoriou áreas públicas, como as instalações do Sabe-Tudo e os arredores dos dois viadutos existentes no bairro. A ação recolheu cerca de duas toneladas de materiais inservíveis, abandonados em logradouros e vias púbicas, como colchões usados, papelão e pedaços de móveis velhos.

Ao todo, nesses locais, seis pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que quatro delas não aceitaram encaminhamento ao SOS, clínica de reabilitação e vaga de trabalho. Duas delas, que têm origem em outras cidades da região, aceitaram receber acolhimento e o posterior recâmbio para o seu município de origem.

“Essa foi a sexta operação desse tipo realizada nessa região da cidade, nos últimos 20 dias e elas vão continuar. Trata-se de um complemento àquelas ações do ‘HumanizAção’ que acontecem todos os dias na cidade, em diferentes bairros, assim como na região central. Aliás, nesta quinta-feira (4) terá continuidade a retirada de lixo e demais inservíveis de dentro do Sabe-Tudo do Jardim Zulmira”, adiantou João Alberto Corrêa Maia, que está a frente da SGC.

Segundo ele, a ação conjunta, com o apoio de setores da Administração Municipal e parceiros, inclusive da Secretaria de Cidadania (Secid), tem sido fundamental para dar mais eficiência às operações, realizadas a partir da checagem de informações repassadas, sobretudo, pela comunidade local, a fim de aumentar a sensação de segurança na região.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que atende 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…

8 horas atrás

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…

8 horas atrás

65% dos MEIs acreditam que 2025 será melhor que 2024, mantendo otimismo para o futuro

A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…

10 horas atrás

Tragédia em Gramado: Avião cai e deixa 9 mortos, incluindo uma criança

Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…

12 horas atrás

Forte chuva causa alagamentos e deixa carros submersos em Parque Aquático de Olímpia

Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…

12 horas atrás

Preços de itens da ceia de Natal variam até 164% em Sorocaba, aponta pesquisa do Procon-SP

Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…

13 horas atrás