Equipes da “Operação Ferro-velho” interditaram temporariamente, nesta quarta-feira (10), três estabelecimentos, sendo um deles na Zona Oeste e dois na Zona Norte, devido à constatação de falta de documentação necessária ao funcionamento e outras irregularidades. A ação foi realizada por agentes do Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Os locais foram definidos a partir de denúncias recebidas pela Prefeitura e informações de inteligência apuradas pela GCM e equipes da Fiscalização. “A iniciativa tem como objetivo coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, identificando possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo”, aponta o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.
O primeiro ponto vistoriado foi um ferro Velho na Vila Nova Sorocaba, que foi notificado para encerramento, por falta da licença de operação. O mesmo ocorreu em outro endereço, mas no Jardim Tupinambá, na Zona Oeste. “Eles só podem voltar a funcionar depois que o proprietário regularizar a situação do estabelecimento, cujo pedido pode ser feito on-line, pelo contador da empresa”, explica o secretário da Seplan, Glauco Fogaça.
Em contrapartida, um ferro-velho no Parque São Bento também precisou encerrar as atividades, após emitida notificação por falta da licença e de multa pela ausência de sistema de monitoramento por câmera. A Lei Municipal nº 12.680/22 especifica a obrigatoriedade desse tipo de equipamento em todos os estabelecimentos do ramo de depósito de sucata, ferros-velhos e desmanches.
A norma determina que as imagens captadas pelas câmeras de segurança nesses estabelecimentos, nas últimas 120 horas, devam ficar à disposição, para fins de fiscalização. A multa equivale a 100 UFESPs (R$ 3.426,00), valor que dobra, em caso de reincidência. A mesma legislação define que o funcionamento dos estabelecimentos do ramo, ficando limitado ao horário das 8h às 18h.
No último dia 5 (sexta-feira), uma ação semelhante interditou dois ferros-velhos no Parque Manchester, na Zona Oeste. Naquela ocasião, um estabelecimento foi multado por falta da licença, do sistema de monitoramento e foi notificado por obstrução de calçada. O outro foi autuado pela reincidência da falta de licença e notificado pela exposição de mercadorias e produtos em área pública.
Balanço 2023
As atividades da “Operação ferro-velho” fiscalizaram, somente em 2023, 183 estabelecimentos, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva.
Os locais vistoriados são definidos, sobretudo, a partir de denúncias e informações apuradas pelos fiscais e pelas forças policiais, por meio de serviços de inteligência. O contato da população pode ser feito pelos telefones 156 (Atendimento da Prefeitura), 153 (GCM), 190 (Polícia Militar) ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que…
No aniversário da capital paulista, o São Paulo derrotou o rival Corinthians por 3 a…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba recuperou, na tarde de sexta-feira (24), um veículo…
Um motorista morreu após a carreta que conduzia cair em uma ribanceira na tarde desta…
As pessoas que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho podem procurar uma…
Apesar da interdição parcial de um trecho da avenida Dom Aguirre, motoristas não enfrentaram problemas…