Jornalismo

ABRAINC projeta cenário otimista para o mercado imobiliário em 2024

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) tem projeções otimistas para o setor imobiliário em 2024, especialmente com a consolidação das novas regras para o Programa Minha Casa Minha Vida. Se as expectativas se confirmarem, a redução das taxas de juros deve impulsionar o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Além disso, as pesquisas de intenção de compra revelam um mercado aquecido, que deve contribuir para a redução dos níveis de estoque de imóveis e consequentemente estimular os lançamentos. As informações são do mais recente Boletim Econômico divulgado pela ABRAINC.

“Durante o ano – de 2023 -, o governo federal anunciou várias medidas que impactaram diretamente as expectativas de investimento no setor produtivo e projetam um cenário positivo para 2024. Essas medidas abrangem a implementação do novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e a introdução do Minha Casa Minha Vida, este último com efeitos especialmente diretos na indústria da construção”, indica o Boletim.

Em julho de 2023, entraram em vigor as novas regras do Programa Minha Casa Minha Vida com a promulgação da Lei nº 14.620. Entre as novas regras, destacam-se o aumento no Desconto Complemento oferecido no valor da entrada para aquisição do imóvel, com subsídio que pode chegar a R$ 55 mil; o valor máximo dos imóveis no programa de até R$ 350 mil; e as novas taxas de juros de 4% a 4,25% nas faixas mais baixas.

Para este ano, a redução na inflação deve contribuir para a queda nos juros – o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou o mês de novembro de 2023 com 4,7% no acumulado em 12 meses – foi a segunda queda seguida no índice.

“No último boletim Focus de 2023, as expectativas do mercado indicavam uma inflação dentro do intervalo proposto pelo regime de metas do Banco Central (entre 4,75% e 1,75%). Para 2024 a expectativa é uma inflação de 3,9% a.a. em dezembro”, diz a ABRAINC.

Os dados de intenção de compras de imóveis corroboram o cenário positivo para o setor. A Pesquisa da Brain Inteligência Estratégica realizada em todas as regiões do Brasil, em novembro de 2023, revela que a intenção de compra de imóvel continua em patamar maior se comparada ao mesmo período de 2022. O indicador, entretanto, está abaixo do constatado no período pré-pandemia.

Futuros lançamentos

O ano de 2024 promete ser marcante para a Construtora Planeta e para o mercado imobiliário de Sorocaba. O Grupo Planeta deve lançar novos empreendimentos pela marca Planeta e pelo programa Minha Casa Minha Vida, com a marca Access. Para este ano serão 13 canteiros de obras funcionando simultaneamente e mais de 2 mil profissionais atuando.

“Planejamos nossas ações de forma sólida, conectados com a realidade do mercado imobiliário e com as demandas dos sorocabanos. Acreditamos que 2024 será um ano com oportunidades para aprimorarmos nossos projetos, avançarmos com as obras e entregas e com o foco total em nossos clientes, que confiam na qualidade da Planeta”, afirma Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Administrativo da Construtora Planeta.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Vereadora cobra a modernização dos conjuntos semafóricos de Sorocaba

A vereadora Iara Bernardi (PT), por meio de um requerimento destacado e aprovado na Câmara…

13 horas atrás

LOA 2025: Câmara de Sorocaba encerra rodada de apresentações

A quarta e última audiência pública para apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA)…

13 horas atrás

Sexo e Vida com Lister Salgueiro 17/10/2024

Estudos recentes mostram a ligação entre casos de bronquite e infertilização. O médico especialista em…

16 horas atrás

Palestra gratuita: O Representante Comercial do Futuro acontece nesta quinta em Sorocaba

Dando continuidade as ações de 2024 realizadas pelo Sistema Confere/Cores, o ciclo de palestras “O…

17 horas atrás

STF marca para novembro julgamento sobre redes sociais no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 27 de novembro o julgamento de…

17 horas atrás

Governo federal decide que Brasil não adotará horário de verão em 2024

O governo federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão este ano. A…

17 horas atrás