Jornalismo

Panela do Samba celebra 15 anos de história em show no Sesc Sorocaba

Os amantes do bom samba têm um encontro marcado para celebrar os 15 anos de história do Panela do Samba. No próximo dia 4 de fevereiro (domingo), às 17h, o coletivo sobe ao palco na área de convivência do Sesc Sorocaba para uma apresentação repleta de samba tradicional, autoral, festivo e reflexivo. O show faz parte do Projeto Samba da Minha Terra e a entrada é gratuita.

O Panela do Samba, coletivo formado por músicos instrumentistas e compositores, segundo seu fundador, o cantor, compositor e pesquisador Cláudio Silva, surgiu em 2009 com o propósito de divulgar o samba de raiz e formar novos artistas do gênero. 

Ao longo dos 15 anos de existência, lembra Silva, o Panela do Samba passou por “locais de resistência cultural”, como o Centro Cultural Quilombinho, Oficina Cultural Grande Otelo, Clube 28 de Setembro, e por último, o Espaço Du-Arts, no bairro Maria Eugênia, mas, atualmente, os encontros têm sido esporádicos em virtude da ausência de uma sede.

Cláudio Silva destaca que, aliada à missão de resistência, o Panela visa desempenhar papel educativo e cultural em defesa do samba de raiz: “O Panela do Samba é um celeiro que funciona como escola para as pessoas entenderem o que é samba. Nossa missão é apresentar o samba ao público, renovar e dar visibilidade social.”

Além de Silva, o show comemorativo contará com Glória Marrom (voz), Willian Oliveira (voz), Fábio Serra (percussão), Michel Luis (percussão), Manu Neto (percussão), Agricio Costa (cavaco e direção musical), Marcus Felipe Meninão, (violão de 7 cordas), Bruno Pereira (trombone), Natalia Ortega (voz), Leticia Nunes (voz) e Daniel Cesário (cavaco).

O show no Sesc Sorocaba terá um formato de roda de samba, e contará com composições antigas e recentes do grupo e releituras de clássicos do gênero. O espetáculo será marcado por uma exposição de objetos em homenagem aos mestres, Paulo Perdigão e Dadinho, do Camisa Verde e Branco, dois baluartes do samba, colaboradores do Panela, recentemente falecidos.

O show também vai marcar o lançamento do EP “Abrindo a tampa”, que reúne quatro músicas inéditas registradas em 2021, na Gravadora Experimental da Fatec de Tatuí. O EP estará disponível nas principais plataformas de música digital a partir do dia 2 de fevereiro. 

Claudio Silva assinala que o Panela é um lugar de encontro e reverência à ancestralidade, porque visa preservar com fidelidade as características estéticas e a memória do samba de raiz. “Mesmo quando a gente canta músicas conhecidas, a gente preza por quem já passou pelo projeto. O Panela do Samba é como um pavilhão da preservação da memória do samba”, destaca Cláudio Silva.

Serviço:

Data: 4 de fevereiro (domingo)

Horário: 17h

Local: Sesc Sorocaba – Área de Convivência

Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP

Entrada: Gratuita

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Bibliotecas Municipais têm programação gratuita neste mês de janeiro

Neste mês de janeiro acontecem diferentes atividades gratuitas na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada…

5 horas atrás

Brics têm mais de 40% da população e 37% do PIB mundiais

A soma dos nove países que já integram formalmente o Brics, além da Arábia Saudita,…

5 horas atrás

País do futebol: confira os 10 maiores salários do futebol brasileiro em 2025

O mercado de futebol no Brasil anda cada vez mais caro e inflacionado, como mostram…

5 horas atrás

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou…

5 horas atrás

Marinha suspende busca subaquática no Rio Tocantins

Os trabalhos de mergulho e uso de drones subaquáticos na busca por desaparecidos do desabamento da…

5 horas atrás

Terapeuta holística faz previsões do governo Manga, da economia e do EC São Bento para 2025

O Jornal da Cruzeiro desta quinta-feira (02) entrevistou a terapeuta holística e psicanalista, Lilian Patrícia.…

8 horas atrás