Os amantes do bom samba têm um encontro marcado para celebrar os 15 anos de história do Panela do Samba. No próximo dia 4 de fevereiro (domingo), às 17h, o coletivo sobe ao palco na área de convivência do Sesc Sorocaba para uma apresentação repleta de samba tradicional, autoral, festivo e reflexivo. O show faz parte do Projeto Samba da Minha Terra e a entrada é gratuita.
O Panela do Samba, coletivo formado por músicos instrumentistas e compositores, segundo seu fundador, o cantor, compositor e pesquisador Cláudio Silva, surgiu em 2009 com o propósito de divulgar o samba de raiz e formar novos artistas do gênero.
Ao longo dos 15 anos de existência, lembra Silva, o Panela do Samba passou por “locais de resistência cultural”, como o Centro Cultural Quilombinho, Oficina Cultural Grande Otelo, Clube 28 de Setembro, e por último, o Espaço Du-Arts, no bairro Maria Eugênia, mas, atualmente, os encontros têm sido esporádicos em virtude da ausência de uma sede.
Cláudio Silva destaca que, aliada à missão de resistência, o Panela visa desempenhar papel educativo e cultural em defesa do samba de raiz: “O Panela do Samba é um celeiro que funciona como escola para as pessoas entenderem o que é samba. Nossa missão é apresentar o samba ao público, renovar e dar visibilidade social.”
Além de Silva, o show comemorativo contará com Glória Marrom (voz), Willian Oliveira (voz), Fábio Serra (percussão), Michel Luis (percussão), Manu Neto (percussão), Agricio Costa (cavaco e direção musical), Marcus Felipe Meninão, (violão de 7 cordas), Bruno Pereira (trombone), Natalia Ortega (voz), Leticia Nunes (voz) e Daniel Cesário (cavaco).
O show no Sesc Sorocaba terá um formato de roda de samba, e contará com composições antigas e recentes do grupo e releituras de clássicos do gênero. O espetáculo será marcado por uma exposição de objetos em homenagem aos mestres, Paulo Perdigão e Dadinho, do Camisa Verde e Branco, dois baluartes do samba, colaboradores do Panela, recentemente falecidos.
O show também vai marcar o lançamento do EP “Abrindo a tampa”, que reúne quatro músicas inéditas registradas em 2021, na Gravadora Experimental da Fatec de Tatuí. O EP estará disponível nas principais plataformas de música digital a partir do dia 2 de fevereiro.
Claudio Silva assinala que o Panela é um lugar de encontro e reverência à ancestralidade, porque visa preservar com fidelidade as características estéticas e a memória do samba de raiz. “Mesmo quando a gente canta músicas conhecidas, a gente preza por quem já passou pelo projeto. O Panela do Samba é como um pavilhão da preservação da memória do samba”, destaca Cláudio Silva.
Serviço:
Data: 4 de fevereiro (domingo)
Horário: 17h
Local: Sesc Sorocaba – Área de Convivência
Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP
Entrada: Gratuita
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…
O Radar da Semana desta sexta-feira (22) colocou em debate a Black Friday e as…
Acontece nesta sexta, sábado e domingo (22 a 24 de novembro) o projeto “Circuito Regional…