Desde a segunda-feira (5), o acesso a diversos aplicativos e plataformas de streaming está bloqueado em escolas da rede estadual de ensino em ambientes administrativos e pedagógicos das unidades. O anúncio foi feito pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. As aulas começam no próximo dia 15, mas os professores e a administração já estão nas escolas preparando o ano letivo.
“A Seduc-SP confirma que, a partir desta segunda-feira, o acesso a aplicativos e plataformas sem fins educativos será suspenso nas redes (cabeamento e Wi-Fi) das unidades escolares”, diz a nota. Segundo a pasta, o objetivo é otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes.
Os aplicativos e plataformas bloqueados são: TikTok, Kwai, Facebook, Instagram, GloboPlay, Roblox, Netflix, Amazon Prime Vídeo, X (antigo Twitter), Twitch, HBO Max, Disney+ e Steam.
Mais de 45% dos estudantes brasileiros relataram se distraírem por causa de dispositivos digitais em todas ou quase todas as aulas de matemática. A taxa foi a sexta maior entre todos os países que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), exame aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Quatro em cada dez (40,3%) também disseram se dispersar quando veem outros colegas usando os aparelhos.
Ainda segundo a OCDE, em escolas onde os aparelhos são proibidos, os alunos são, de fato, menos propensos a relatar distração por causa desses dispositivos durante as aulas de matemática. “À primeira vista, a proibição dos telemóveis parece ser uma política útil. No entanto, são necessárias mais pesquisas para compreender plenamente a eficácia e o impacto de tais proibições”.
Isso porque a pesquisa também detectou que 30% dos estudantes em escolas onde a utilização é proibida relataram utilizar um smartphone várias vezes ao dia. Além disso, o estudo mostrou que o uso moderado dos aparelhos, seja para estudo ou lazer, dentro da escola, apresentam notas maiores.
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que quinta-feira (26) e sexta-feira (27) é…
A médica intensivista do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, Juliana Paitach disse, em entrevista na tarde…
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…
Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…
Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…