Editorial

Editorial: A festa do povo brasileiro 09/02/2024

O carnaval é uma festa popular que tem origem na Antiguidade, quando os povos pagãos celebravam a chegada da primavera com danças, músicas e máscaras.

Aqui, no Brasil, o carnaval foi introduzido pelos portugueses no século 16, como uma forma de diversão antes da Quaresma, o período de jejum e penitência dos cristãos.

Com o tempo, o carnaval brasileiro foi incorporando elementos da cultura africana e indígena, como os ritmos, as cores e as fantasias.

É uma forma de expressar a identidade cultural e a resistência dos povos afro-brasileiros, indígenas e mestiços que compõem a nossa nação.

E, por sua tradição de anos, hoje, o carnaval é uma das maiores expressões da identidade nacional, que reúne milhões de pessoas nas ruas, nos clubes e nos sambódromos.

O carnaval brasileiro é conhecido mundialmente pela sua diversidade e criatividade.

Cada região do país tem suas características próprias, como o samba no Rio de Janeiro, o frevo em Pernambuco, o axé na Bahia e o bumba-meu-boi no Maranhão.

Além disso, o carnaval movimenta a economia e, mesmo não sendo um feriado oficial — em alguns lugares ele é –, faz com que muitas pessoas aproveitem os cinco dias de folia para descansar e festejar.

Carnaval também é sinônimo de blocos de rua que começaram na região norte do país e, atualmente, expandem-se por diversos lugares do Brasil.

Essa é uma das principais festas aguardadas pelo comércio, já que se vendem muitas fantasias e serviços, como hotéis e restaurantes.

Em uma de suas colunas, aqui, na Cruzeiro FM, o professor e economista Geraldo Almeida, titular do quadro Economia e Negócios, falou da pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) de que o carnaval, neste ano, deve fazer o turismo do país movimentar R$ 9 bilhões a mais que a média de faturamento mensal do setor.

E, se essa previsão se confirmar, o resultado vai representar um aumento de 10% sobre o registrado no ano passado, além de superar o faturamento pré-pandemia pela primeira vez.

As projeções de alta, segundo a CNC, são compatíveis com a melhora da situação financeira do brasileiro, que deve gastar mais neste carnaval.

Além disso, são esperados mais turistas estrangeiros.

Em 2023, os gastos de estrangeiros no Brasil – ao longo do ano – superaram em 44% os de 2022.

O evento também deve estimular contratações.

A CNC espera que o carnaval garanta a contratação de 66,7 mil trabalhadores temporários em fevereiro, com 3,1% de efetivação, especialmente no setor de Serviços.

As projeções da confederação indicam que São Paulo, por exemplo, terá o maior faturamento com as atividades turísticas, movimentando R$ 16,3 bilhões.

O faturamento das atividades turísticas, conforme a pesquisa, reflete a dinâmica econômica geral de cada Estado.

De acordo com o economista Geraldo Almeida, a projeção se eleva ainda mais, quando se coloca nessa equação um maior fluxo turístico, somado à população residente e à renda média.

Conforme a pesquisa da CNC, São Paulo concentra cerca de 20% da população brasileira.

Depois, aparecem, naturalmente, os estados do Rio de Janeiro, com R$ 5,3 bilhões, e de Minas Gerais, com R$ 5,2 bilhões.

Para a Bahia e Rio Grande do Sul, a expectativa é de faturamento de R$ 2,7 bilhões.

De uma forma ou de outra, o que vale mesmo é que o carnaval é uma época de alegria e festejos, quando as pessoas se divertem com fantasias, músicas, danças e cores.

O carnaval é uma tradição que vem de séculos atrás, mas que se renova a cada ano com novos temas, ritmos e expressões.

O carnaval é uma manifestação cultural que celebra a diversidade, a criatividade e a liberdade de cada um.

O carnaval é uma festa que contagia a todos com sua energia, sua magia e seu encanto.

O carnaval é, sem dúvida alguma, a festa do povo, a festa pagã no Brasil, onde o ano — não por via de regra –, só começa de verdade depois que ele acaba.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!

Cibelle Freitas
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