Jornalismo

Turismo de SP deve gerar R$ 304 bi em movimentação econômica em 2024

O turismo no Estado de São Paulo continua em alta este ano, de acordo com projeção divulgada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP). O estado deve ultrapassar os 49 milhões de turistas até dezembro, número recorde da série histórica, gerando 46 mil novos postos de trabalho formais diretos e movimento de R$ 304 bilhões na economia do estado.

“É uma expansão sólida e sustentável em todos os sentidos. O turismo paulista se tornou uma das principais apostas da economia de SP, seja pela abrangência da cadeia, que inclui gastronomia, transporte e comércio; seja pela rapidez e pelo dinamismo com que converte novas oportunidades em empregos e renda para a população”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. 

O PIB do turismo paulista deve crescer 5,1%, ocupando um percentual cada vez mais relevante no PIB do Estado: pelas projeções, o turismo de SP vai representar 9,6% de todas as riquezas produzidas por São Paulo, com impacto na geração de empregos. Serão 46 mil novos postos de trabalho gerados este ano pelo setor, um acumulado que deve chegar a 937,8 mil em 2024. De acordo com o Seade, para cada emprego direto criado no setor, são gerados outros dois indiretos.  

O fluxo de turistas também aumenta de forma representativa este ano em destinos do litoral, interior e capital, ultrapassando os 46,8 milhões de brasileiros em SP e a 2,3 milhões de estrangeiros no estado este ano. A alta do turismo é estimulada, em grande parte, pelo avanço da conectividade aérea, a partir de ações como o acordo da Setur-SP com as empresas aéreas que atuam em SP, reduzindo os impostos que incidem sobre os combustíveis em troca do aumento do número de voos.

Em janeiro, o Governo de SP anunciou a criação do distrito turístico do Centro, o primeiro urbano do Brasil, parte de um conjunto de iniciativas de fomento à requalificação da área central da cidade. A ação promove a criação de um território seguro e sustentável a partir de corredores turísticos, fachadas ativas, novas habitações e postos de trabalho, com o incentivo à instalação de novos negócios, benefícios econômicos, fiscais e de crédito.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba celebra o 7 de Setembro com Ato e Desfile Cívico

Com a participação de cerca de 10 mil pessoas, Sorocaba realizou na manhã deste sábado…

6 horas atrás

Acusado de assédio sexual, ministro Silvio Almeida é demitido por Lula

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido de seu cargo, dentro do Governo, após uma…

11 horas atrás

Helicópteros auxiliam no trabalho de rescaldo em focos de incêndio em SP

O trabalho em terra e com helicópteros auxiliou na diminuição do número de focos de…

12 horas atrás

Com 70 anos, Praça dos Tropeiros é reinaugurada após revitalização

No final da tarde desta sexta-feira (06), aconteceu a reinauguração da Praça dos Tropeiros, localizada…

13 horas atrás

Venda de imóveis na região cresce 5% em julho

O mercado imobiliário na região de Sorocaba apresentou um desempenho positivo em julho, segundo o…

1 dia atrás

Ícone Planeta é o vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024

O Ícone Planeta, edifício mais alto do interior do Brasil, é o grande vencedor do…

1 dia atrás