Destaque

Placas finais 1 e 2 têm vencimento do IPVA prorrogado e pode ser pago até quinta (15)

Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2, com vencimentos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) programados para os dias 11 e 12 de fevereiro, conforme calendário, poderão fazer o pagamento até esta quinta-feira (15). A prorrogação do prazo ocorreu devido ao feriado prolongado de Carnaval.

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), a pasta não considera a Quarta-Feira de Cinzas como dia útil, pois o funcionamento dos bancos acontece apenas em meio expediente, horário diferente do habitual.

Dessa forma, o responsável pelo veículo terá um prazo maior para quitar o imposto de forma integral, sem o desconto, ou, para quem optou pelo parcelamento, recolher a segunda parcela.

O pagamento do imposto de veículos com placa final 3 também deve ocorrer até quinta-feira (15), conforme o calendário preestabelecido. Já os vencimentos das placas com finais 4 e 5 estão marcados para os dias 16 e 17, e finais 6 e 7 dias 18 e 19, respectivamente. Placas com final 8 vencem dia 22 e final 9, dia 23 de fevereiro. O prazo limite de pagamento para veículos com placas de final 0 é até o dia 24 deste mês.

Assim como no ano passado, para não gerar confusão nos contribuintes que pagam o imposto de forma parcelada, a Sefaz-SP optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês. A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Sefaz-SP: portal.fazenda.sp.gov.br. O proprietário deve clicar na aba Serviços, Consulta de Débitos e inserir o número do Renavam e placa do veículos.

O pagamento pode ser feito via Pix por meio de QR Code gerado no site da Sefaz-SP ou diretamente na rede bancária, pelos aplicativos ou sites do banco, débito agendado, terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Licenciamento pode ser antecipado

Motoristas podem antecipar o pagamento do licenciamento de 2024. A providência é válida para todos os veículos, independentemente do final de placa, e ficará disponível até 30 de junho. A taxa de licenciamento anual é de R$ 160,22 — considerando o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), reajustado todos os anos.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) o serviço da antecipação é oferecido para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA. O objetivo é evitar o esquecimento do pagamento por parte dos proprietários de veículos – inadimplência que pode levar à irregularidade e, consequentemente, ao recebimento de multas.

Quem não optar por essa modalidade, poderá aguardar o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa, com início em 1º de julho. O cronograma oficial vai até dezembro. Já os veículos de carga (caminhão e trator) cumprem prazo diferenciado, de setembro a dezembro.

O não realizar o licenciamento de forma regular, gera consequências como infração gravíssima, remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Pagamento

No Estado de São Paulo, o licenciamento anual é realizado de forma 100% digital. Portanto, o motorista não precisa ir mais a uma unidade de atendimento do Detran-SP ou Poupatempo para emissão atualizada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo no referido ano.

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico ou pix, os débitos do veículo IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

Um dia após o pagamento do licenciamento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital, nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran-SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito CDT.

O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimi-lo na sua casa, em papel sulfite comum. (Com informações do jornal Cruzeiro do Sul)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba celebra o 7 de Setembro com Ato e Desfile Cívico

Com a participação de cerca de 10 mil pessoas, Sorocaba realizou na manhã deste sábado…

6 horas atrás

Acusado de assédio sexual, ministro Silvio Almeida é demitido por Lula

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido de seu cargo, dentro do Governo, após uma…

11 horas atrás

Helicópteros auxiliam no trabalho de rescaldo em focos de incêndio em SP

O trabalho em terra e com helicópteros auxiliou na diminuição do número de focos de…

12 horas atrás

Com 70 anos, Praça dos Tropeiros é reinaugurada após revitalização

No final da tarde desta sexta-feira (06), aconteceu a reinauguração da Praça dos Tropeiros, localizada…

13 horas atrás

Venda de imóveis na região cresce 5% em julho

O mercado imobiliário na região de Sorocaba apresentou um desempenho positivo em julho, segundo o…

1 dia atrás

Ícone Planeta é o vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024

O Ícone Planeta, edifício mais alto do interior do Brasil, é o grande vencedor do…

1 dia atrás