O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desembarca no Brasil, na noite desta terça-feira (20), para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A previsão é que o encontro entre os dois ocorra na quarta-feira (21). A agenda do secretário ainda inclui a participação em reuniões do G20, que reúne as maiores economias do mundo. O Brasil presidente o G20 neste ano.
Durante a agenda com Lula, Blinken deve discutir as questões bilaterais e globais entre Brasil e Estados Unidos.
A expectativa é que os dois também conversem sobre o conflito entre Israel e Hamas. Isso porque, como secretário, Blinken tem atuado na negociação entre países para tentar acabar com a guerra.
No último domingo (18), Lula comparou os ataques de Israel aos palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista contra judeus, durante Segunda Guerra mundial.
A declaração teve forte repercussão internacional. O governo israelense declarou Lula “persona non grata” até que o petista se retrate.
A declaração de “persona non grata” é uma medida utilizada nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é bem-vindo no país.
No Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião.
Em outra frente, o governo brasileiro mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, retornar de Tel Aviv para o Brasil.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), desde o início do conflito, em outubro passado, quase 26 mil civis foram mortos, a maioria palestina.
Como parte da visita ao Brasil, o secretário ainda deve enfatizar as comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Segundo o governo norte-americano, em território brasileiro, Blinken ainda ressaltará o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20; à realização da reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro; à parceria Brasil-EUA pelos direitos dos trabalhadores; e à cooperação na transição para a energia limpa.
Após a reunião com Lula, Antony Blinken seguirá para o Rio de Janeiro, onde para participará de uma reunião do G20.
A visita à América do Sul se estenderá a Buenos Aires, onde o secretário Blinken se encontrará com o presidente argentino Javier Milei.
O atual secretário de Estado do EUA é um dos principais auxiliares do presidente Joe Biden.
O cargo de Blinken equivale ao de ministro de Relações Exteriores no Brasil. Por isso, é ele quem responde pela diplomacia norte-americana.
Fonte: CNN Brasil.
Há dez anos, o Sesc Sorocaba dava início a um movimento transformador com o projeto…
Nesta sexta-feira (1º), o Governo de SP realizou o leilão para concessão dos serviços lotéricos…
A indústria da construção abriu 17.024 empregos em setembro, um crescimento de 0,57% em relação…
Visando conscientizar as colaboradoras a respeito do câncer da mama, a Magnum Construtora promoveu nesta…
Em meio à repercussão de depoimentos médicos, divulgados em redes sociais, que questionam a eficácia…
A partir desta sexta-feira (1º), o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança…