Em 2023, o planeta entrou em ebulição com mais da metade dos dias com temperatura acima do limiar para a ocorrência de eventos extremos climáticos, como mostra relatório do Programa Copernicus, da agência espacial europeia. Nesse sentido, o etanol surge como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para a solução do problema, acelerando a transição energética no país.
Entre o lançamento dos motores flex – março de 2003 – e o fim de 2023, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
Nesse período, o valor economizado pelos brasileiros por conta do abastecimento com etanol também impressiona: 110 bilhões de reais em 20 anos. Só em 2023 essa economia foi de 7 bilhões, segundo dados da Associação Nacional do Petróleo, a ANP.
Por conta desse potencial tão positivo o biocombustível foi tema central de alguns dos principais fóruns econômicos e ambientais do mundo.
André Fazano conversou com Evandro Gussi – Diretor Presidente da Única (União da Indústria de cana-de-açúcar e Bioenergia), que esclareceu sobre as vantagens de se abastecer com etanol.
Ouça.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) receberá um investimento recorde em…
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reforçou, por meio de uma campanha lançada quarta-feira…
Na tarde da última sexta-feira (20), a Polícia Civil de Sorocaba desmantelou uma casa de…
O número de nascimentos de quelônios no maior berçário do país pode não passar de…
O Governo de São Paulo reduziu filas e promoveu mais de 2,2 milhões de cirurgias…
Durante a operação "Fake Work", a Polícia Civil de Piedade prendeu duas pessoas envolvidas em…