Em 2023, o planeta entrou em ebulição com mais da metade dos dias com temperatura acima do limiar para a ocorrência de eventos extremos climáticos, como mostra relatório do Programa Copernicus, da agência espacial europeia. Nesse sentido, o etanol surge como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para a solução do problema, acelerando a transição energética no país.
Entre o lançamento dos motores flex – março de 2003 – e o fim de 2023, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
Nesse período, o valor economizado pelos brasileiros por conta do abastecimento com etanol também impressiona: 110 bilhões de reais em 20 anos. Só em 2023 essa economia foi de 7 bilhões, segundo dados da Associação Nacional do Petróleo, a ANP.
Por conta desse potencial tão positivo o biocombustível foi tema central de alguns dos principais fóruns econômicos e ambientais do mundo.
André Fazano conversou com Evandro Gussi – Diretor Presidente da Única (União da Indústria de cana-de-açúcar e Bioenergia), que esclareceu sobre as vantagens de se abastecer com etanol.
Ouça.
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…