Jornalismo

Orquestra Sinfônica de Sorocaba dá início à temporada 2024 celebrando seus 75 anos

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), sob direção artística do maestro Eduardo Pereira, inicia em março a temporada 2024, celebrando seus 75 anos de história. O público poderá conferir o espetáculo “A Música Folclórica do Sudeste”, com solo do cantor Ca Júnior, no dia 1 de março (sexta-feira), às 20h, e no dia 3 de março (domingo), às 16h e às 19h, na Sala Fundec.

A OSS, administrada pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), é considerada hoje um Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, por meio da Lei Municipal nº 12.808/2023.

O espetáculo “A Música Folclórica do Sudeste” faz parte da série criada originalmente pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), composta por cinco espetáculos temáticos que celebram a cultura popular das cinco regiões brasileiras. Neste mês de março, a OSS tocará o concerto dedicado às riquezas musicais da Região Sudeste, com arranjos sinfônicos criados especialmente para a série, que tem curadoria musical colaborativa da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira em parceria com o maestro Eduardo Pereira.

Logo na abertura, é abordada musicalmente a diversidade cultural da região, explorando suas inúmeras influências, desde os povos indígenas até a cultura trazida pelos imigrantes. No primeiro bloco, dedicado ao folclore raiz, serão apresentadas as riquezas tradicionais de cada um dos quatro estados da Região Sudeste: a catira de São Paulo; o congo capixaba e o ticumbi do Espírito Santo; o catopé de Minas Gerais; e o jongo e as folias de reis do Rio de Janeiro.

O folclore urbano, representado pelo maxixe, o choro, o samba paulista e o samba carioca, ganharão espaço no segundo bloco, com músicas de Ernesto Nazareth, Francisca Gonzaga, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Nelson Sargento, entre outros. E o Carnaval toma conta do terceiro e último bloco, dedicado às festas populares, com sucessos como “Triste Madrugada”, “O Amanhã” e “Trem das Onze”, encerrando com “Aquarela Brasileira”. A apresentação será abrilhantada com um espetáculo audiovisual cedido pela Orquestra Sinfônica Brasileira à Fundec.

“Estamos profundamente gratos pela oportunidade de celebrar este momento histórico, com nossos queridos membros da comunidade e entusiastas da música em todo o mundo”, afirma Eduardo Pereira. “Este aniversário não apenas marca uma jornada extraordinária de conquistas musicais, mas também reafirma nosso compromisso contínuo de enriquecer a vida das pessoas através da música”, destaca o maestro.

Os ingressos já podem ser adquiridos a R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia), na sede da Fundec, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo site: https://fundecsorocaba.com.br/programacao/. A Fundec está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99669-2817 ou pelo telefone: (15) 3233-2220.

Sobre a OSS

Fundada em meados do século 20, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba teve os maestros Benedito de Camargo e Nilson Lombardi como os seus primeiros regentes. A apresentação de estreia foi realizada no dia 3 de outubro de 1949, no Cine Teatro São José. Ao longo de sua história, a OSS teve também como regentes Pedro Cameron, Jonicler Real e Eduardo Ostergren, este último que, em 2021, assumiu o cargo de maestro emérito.

Atualmente, a orquestra tem como diretor artístico e regente titular o maestro Eduardo Pereira e realiza concertos regulares na cidade de Sorocaba e região, recebendo anualmente solistas e maestros convidados nacionais e internacionais, além de parcerias com importantes instituições culturais, como a Fundação OSESP, que permite levar a cultura sorocabana para grandes palcos como a Sala São Paulo, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, entre outros.

Em 2023, a OSS participou das gravações do primeiro filme da Brasil Paralelo, “Oficina do Diabo”, levando o nome de Sorocaba para todo o Brasil e o mundo, nas telas dos cinemas.

Para comemorar este aniversário significativo, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba está preparando duas séries de concertos: “Nilson Lombardi” e “Benedito Camargo”. Ambas homenageiam a trajetória da OSS e incluirão performances exclusivas, colaborações emocionantes e iniciativas educacionais destinadas a inspirar a próxima geração de músicos, bem como amantes da música. O público poderá esperar convidados renomados, como o maestro João Rocha, Fabio Zanon, John Boudler e solistas variados com violino, piano, canto, percussão e muito mais.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…

11 horas atrás

Alagamentos em Sorocaba: Vias interditadas e motorista resgatada ao atravessar rua alagada

Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…

11 horas atrás

Transporte público terá programação diferenciada para festas de fim de ano

A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…

16 horas atrás

Incêndio destrói residência no Bairro Mineirão, e família busca apoio para reconstrução

Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…

16 horas atrás

SP inaugura 250 obras turísticas e bate recorde de investimentos no setor.

Em 23 meses de gestão, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de…

17 horas atrás

Educação de São Paulo anuncia maior investimento da história para 2025

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) receberá um investimento recorde em…

19 horas atrás