No último dia 22 de janeiro, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro entregou a ampliação do Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Esterilização e uma nova área destinada à realização de cirurgia robótica, procedimento inédito na região de Sorocaba.
No dia 30 de janeiro foi realizada a primeira cirurgia robótica no hospital, sob o comando do cirurgião Dr. Bruno Bonilha. De acordo com o cirurgião, a primeira cirurgia robótica realizada no HMS foi um sucesso e tratou uma paciente que possuía uma endometriose. “Apresentamos à paciente as possibilidades de técnicas, como a laparoscopia, mas ela aceitou participar da cirurgia robótica. Após o procedimento, ela segue se recuperando em casa.”
Segundo ele, ser o primeiro cirurgião a realizar uma cirurgia robótica não apenas no HMS, mas também em Sorocaba, é motivo de orgulho. “Sou sorocabano e estou emocionado por participar deste momento que a cooperativa vive. Foi muito importante não apenas ser o primeiro cirurgião na cidade a fazer o procedimento, mas também por tratar a patologia da minha paciente.”
O Dr. Thiago Agusto Gomes, que atuou como auxiliar na cirurgia robótica, lembrou que participaram da equipe da 1ª cirurgia robótica do Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro e destacou a importância do procedimento para a saúde local. “Fiquei extremamente feliz de participar desse avanço tecnológico que é a cirurgia robótica para o hospital da Unimed Sorocaba.”
O presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, classificou a 1ª cirurgia robótica do HMS como um marco histórico não apenas para o hospital como para a saúde da região de Sorocaba. “A Unimed Sorocaba vem atuando desde 2020 para que a cirurgia robótica se tornasse realidade, transformando o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro referência nacional em cirurgias de alta complexidade. Essa cirurgia marca uma nova fase para o nosso hospital, trazendo a uma população de mais de 2 milhões de habitantes da nossa região, clientes ou não da cooperativa, a mais alta tecnologia aplicada à Medicina.”
A cirurgia foi executada com a tecnologia do robô Da Vinci X, equipamento de 4ª geração em tecnologia e que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão. Os movimentos do robô são comandados através de um console e o cirurgião tem à disposição uma plataforma com imagem em 3D com alta definição, permitindo uma maior amplitude nos movimentos de pinças e, consequentemente, maior precisão nos procedimentos e incisões bem menores.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…
Em dez anos, fintechs e Pix deram acesso a serviços bancários para 60 milhões de…