O segundo dia de concerto da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) acontece amanhã (3), com apresentações às 16h e às 19h, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Os ingressos, que já estão à venda, custam de R$ 18 (meia) e R$ 36 (inteira). Em 2024 a orquestra celebra 75 anos de existência.
Sob a regência do maestro Eduardo Pereira e solo do cantor Ca Júnior, a OSS apresentará “A Música Folclórica do Sudeste”. O espetáculo faz parte da série criada originalmente pela Orquestra Sinfônica Brasileira, composta por cinco espetáculos temáticos que celebram a cultura popular das cinco regiões brasileiras.
Neste mês de março, a OSS toca o concerto dedicado às riquezas musicais da região Sudeste do Brasil, como choro, samba, Carnaval, além de danças tradicionais. São arranjos sinfônicos criados especialmente para a série, que tem curadoria musical colaborativa da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira em parceria com o maestro Eduardo Pereira.
Logo na abertura é abordada musicalmente a diversidade cultural da região, explorando suas inúmeras influências desde os povos indígenas até a cultura trazida pelos imigrantes. No primeiro bloco, dedicado ao folclore raiz, serão apresentadas as riquezas tradicionais de cada um dos quatro estados da região.
A catira de São Paulo, o congo capixaba e o ticumbi do Espírito Santo, o catopé de Minas Gerais e o jongo e as folias de reis do Rio de Janeiro são algumas das manifestações celebradas nesta parte.
Outras informações sobre a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, eventos e compra de ingressos on-line estão disponíveis no site oficial da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), que mantém a OSS (fundecsorocaba.com.br/programacao), ou entre em contato pelo WhatsApp (15) 99669.2817.
A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro.
Para comemorar o aniversário de 75 anos, a OSS está preparando duas séries de concertos: a série “Nilson Lombardi” e a série “Benedito Camargo”. Ambas homenageiam a trajetória da OSS e incluirão performances exclusivas e iniciativas educacionais destinadas a inspirar a próxima geração de músicos e os amantes da música.
Desde maio de 2023, a OSS é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A orquestra surgiu em meados do século 20. A apresentação de estreia foi realizada no dia 3 de outubro de 1949, no Cine Teatro São José.
Atualmente, a orquestra tem como diretor artístico e regente titular o maestro Eduardo Pereira. A OSS realiza concertos regulares na cidade de Sorocaba e região. Em suas apresentações recebe solistas e maestros convidados nacionais e internacionais, e realiza também parcerias com instituições culturais como a Fundação Osesp, que viabiliza a presença da orquestra sorocabana em grandes palcos como a Sala São Paulo, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, entre outros.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…