Jornalismo

Orquestra Sinfônica de Sorocaba faz concertos em comemoração aos 75 anos neste domingo (3)

O segundo dia de concerto da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) acontece amanhã (3), com apresentações às 16h e às 19h, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Os ingressos, que já estão à venda, custam de R$ 18 (meia) e R$ 36 (inteira). Em 2024 a orquestra celebra 75 anos de existência.

Sob a regência do maestro Eduardo Pereira e solo do cantor Ca Júnior, a OSS apresentará “A Música Folclórica do Sudeste”. O espetáculo faz parte da série criada originalmente pela Orquestra Sinfônica Brasileira, composta por cinco espetáculos temáticos que celebram a cultura popular das cinco regiões brasileiras.

Neste mês de março, a OSS toca o concerto dedicado às riquezas musicais da região Sudeste do Brasil, como choro, samba, Carnaval, além de danças tradicionais. São arranjos sinfônicos criados especialmente para a série, que tem curadoria musical colaborativa da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira em parceria com o maestro Eduardo Pereira.

Logo na abertura é abordada musicalmente a diversidade cultural da região, explorando suas inúmeras influências desde os povos indígenas até a cultura trazida pelos imigrantes. No primeiro bloco, dedicado ao folclore raiz, serão apresentadas as riquezas tradicionais de cada um dos quatro estados da região.

A catira de São Paulo, o congo capixaba e o ticumbi do Espírito Santo, o catopé de Minas Gerais e o jongo e as folias de reis do Rio de Janeiro são algumas das manifestações celebradas nesta parte.

Outras informações sobre a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, eventos e compra de ingressos on-line estão disponíveis no site oficial da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), que mantém a OSS (fundecsorocaba.com.br/programacao), ou entre em contato pelo WhatsApp (15) 99669.2817.

A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro.

A orquestra

Para comemorar o aniversário de 75 anos, a OSS está preparando duas séries de concertos: a série “Nilson Lombardi” e a série “Benedito Camargo”. Ambas homenageiam a trajetória da OSS e incluirão performances exclusivas e iniciativas educacionais destinadas a inspirar a próxima geração de músicos e os amantes da música.

Desde maio de 2023, a OSS é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A orquestra surgiu em meados do século 20. A apresentação de estreia foi realizada no dia 3 de outubro de 1949, no Cine Teatro São José.

Atualmente, a orquestra tem como diretor artístico e regente titular o maestro Eduardo Pereira. A OSS realiza concertos regulares na cidade de Sorocaba e região. Em suas apresentações recebe solistas e maestros convidados nacionais e internacionais, e realiza também parcerias com instituições culturais como a Fundação Osesp, que viabiliza a presença da orquestra sorocabana em grandes palcos como a Sala São Paulo, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, entre outros. 

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…

6 horas atrás

‘O Futuro Já Começou’ vence as eleições para o próximo mandato da OAB de Sorocaba

A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…

6 horas atrás

ONA premia 74 instituições de saúde no Brasil, entre elas o BOS de Sorocaba

Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…

17 horas atrás

Grande Baile Real de Príncipes e Princesas será com integrantes do Felicidade Down

A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…

18 horas atrás

Com serviço voluntário, CHS recebe carrinhos/karts elétricos para transporte de pacientes

Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…

18 horas atrás

Editorial: Benefício para quem? 22/11/2024

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…

20 horas atrás