Jornalismo

Bate-papo sobre legado dos irmãos Villas-Bôas marca aniversário do Jardim Botânico de Sorocaba

A população sorocabana terá a oportunidade de participar gratuitamente, na próxima sexta-feira (15), às 19h30, do bate-papo “Os Irmãos Villas-Bôas e seu Legado”, com a educadora e idealizadora do Espaço Toca da Raposa, Regina Fonseca, no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações. As vagas são limitadas e, por isso, é necessária inscrição prévia pelo link: https://tinyurl.com/batepapoirmaosvillasboas.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com o apoio das secretarias de Mobilidade (Semob), Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Comunicação (Secom), além do Espaço Toca da Raposa, da Construtora Planeta, do Ibis Budget Sorocaba e do Conselho Municipal de Turismo de Sorocaba (Comtur), a atividade faz parte da programação gratuita de aniversário de 10 anos do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (15 de março) e também comemora o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).

Criado em março de 2014, o Jardim Botânico de Sorocaba, que é um dos cartões-postais da cidade e tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de servir ao lazer, cultura, pesquisas acadêmicas e educação ambiental, recebeu esse nome em homenagem aos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, importantes indigenistas e fundadores do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso (MT).

Na ocasião, Regina Fonseca, que faz difusão da cultura da etnia Kuikuro (MT) – povo com maior população no Alto Xingu, habitando a região sul do território indígena – e a conservação da fauna silvestre, vai contar um pouco da história dos irmãos Villas-Bôas e da sua experiência com o projeto de difusão cultural que é realizado há 30 anos na Toca da Raposa. Desta forma, a população terá a oportunidade de conhecer o legado dos irmãos Villas-Bôas para a conservação da biodiversidade e dos povos indígenas.

Também entre os dias 15 e 17 de março (sexta a domingo), das 9h às 16h30, a programação comemorativa contará com a exposição gratuita “O legado dos irmãos Villas-Bôas e da etnia Kuikuro”, com peças originais do acervo da Toca da Raposa.
Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas tornaram-se exploradores renomados e defensores dos povos indígenas no Brasil. Em meados dos anos 1940, lideraram a expedição Roncador-Xingu, que buscava desbravar os vazios demográficos do Brasil. O legado dos irmãos perdura através da criação do Parque Indígena do Xingu, em 1961, um território de grande importância histórica e ecológica no Brasil, composto por 16 etnias.

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, pelo telefone: (15) 3235-1130 ou pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba celebra o 7 de Setembro com Ato e Desfile Cívico

Com a participação de cerca de 10 mil pessoas, Sorocaba realizou na manhã deste sábado…

6 horas atrás

Acusado de assédio sexual, ministro Silvio Almeida é demitido por Lula

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido de seu cargo, dentro do Governo, após uma…

11 horas atrás

Helicópteros auxiliam no trabalho de rescaldo em focos de incêndio em SP

O trabalho em terra e com helicópteros auxiliou na diminuição do número de focos de…

12 horas atrás

Com 70 anos, Praça dos Tropeiros é reinaugurada após revitalização

No final da tarde desta sexta-feira (06), aconteceu a reinauguração da Praça dos Tropeiros, localizada…

13 horas atrás

Venda de imóveis na região cresce 5% em julho

O mercado imobiliário na região de Sorocaba apresentou um desempenho positivo em julho, segundo o…

1 dia atrás

Ícone Planeta é o vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024

O Ícone Planeta, edifício mais alto do interior do Brasil, é o grande vencedor do…

1 dia atrás