Jornalismo

Evento de aniversário no Jardim Botânico contará com a presença da viúva de Orlando Villas-Bôas

A viúva de Orlando Villas-Bôas, a enfermeira aposentada Marina Lopes de Lima Villas-Bôas, participará, nesta sexta-feira (15), às 19h30, do bate-papo “Os Irmãos Villas-Bôas e seu Legado”, ao lado da educadora e idealizadora do Espaço Toca da Raposa, Regina Fonseca, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações.

Ela foi a primeira mulher a morar e trabalhar no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso (MT). O ano era 1963 e o objetivo era ajudar no combate à epidemias de malária e leishmaniose, na mesma região onde permaneceu por 15 anos.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com o apoio das secretarias de Mobilidade (Semob), Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Comunicação (Secom), além do Espaço Toca da Raposa, da Construtora Planeta, do Ibis Budget Sorocaba e do Conselho Municipal de Turismo de Sorocaba (Comtur), a atividade faz parte da programação gratuita de aniversário de 10 anos do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (15 de março) e também comemora o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).

Criado em março de 2014, o Jardim Botânico de Sorocaba, que é um dos cartões-postais da cidade e tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de servir ao lazer, à cultura, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental, recebeu esse nome em homenagem aos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, importantes indigenistas e fundadores do Parque Indígena do Xingu.

Marina Lopes de Lima Villas-Bôas vai abrilhantar ainda mais o bate-papo em comemoração aos 10 anos do Jardim Botânico, contando toda a sua experiência, ao lado dos irmãos Villas-Bôas, no Parque Indígena do Xingu.

Já Regina Fonseca, que faz difusão da cultura da etnia Kuikuro (MT) – povo com maior população no Alto Xingu, habitando a região sul do território indígena – e a conservação da fauna silvestre, vai contar um pouco da história dos irmãos Villas-Bôas e da sua experiência com o projeto de difusão cultural que é realizado há 30 anos na Toca da Raposa. Desta forma, a população terá a oportunidade de conhecer o legado dos indigenistas no que diz respeito à conservação da biodiversidade e proteção dos povos indígenas.

Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas tornaram-se exploradores renomados e defensores dos povos indígenas no Brasil, a partir de meados dos anos 1940, quando lideraram a expedição Roncador-Xingu, que buscava desbravar os vazios demográficos do País. O legado dos irmãos perdura através da criação do Parque Indígena do Xingu, em 1961, um território de grande importância histórica e ecológica no Brasil, composto por 16 etnias.

As vagas são limitadas e, por isso, é necessária inscrição prévia pelo link: https://tinyurl.com/batepapoirmaosvillasboas. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, pelo telefone: (15) 3235-1130 ou pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Litoral de São Paulo deve movimentar quase R$ 10 bilhões nas férias de verão

A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…

15 minutos atrás

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…

18 minutos atrás

ACSO é premiada com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…

20 minutos atrás

Cravinhos e Lindemberg deixam cadeia na última saída temporária do ano

Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…

23 minutos atrás

Transporte público de Sorocaba tem horários diferenciados para as festas de fim de ano

A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…

30 minutos atrás

Operação Natal encontra irregularidades em 254 comércios do Estado de SP

A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…

31 minutos atrás