Jornalismo

Polícia Federal em Sorocaba comemora 80 anos e lança o programa “TamoJunto 2.0”

Delegado da PF em Sorocaba, Marcio Magno Carvalho Xavier

Na próxima quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal de Sorocaba comemora 80 anos de existência, acontecerá, na escola estadual Júlio Bierrenbach Lima, a abertura do programa “TAMOJUNTO 2.0”.

O programa será aplicado pelo Grupo de Prevenção ao uso indevido de drogas da Polícia Federal (GPRED) para alunos das duas turmas do 9º ano da E.E. Julio Bierrenbach Lima e a abertura será feita pelo delegado da PF, Marcio Magno Carvalho Xavier.

O programa “TAMOJUNTO 2.0” é uma parceria da Polícia federal com a Escola Estadual E.E. Julio Bierrembach Lima, localizada no bairro de Santa Rosália, com aval da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Trata-se de um programa institucional da Polícia Federal, de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, realizado em escolas públicas, voltado para adolescentes na faixa etária de 11 e 14 anos.

O material é fruto de um processo de adaptação transcultural de um programa originalmente intitulado Unplugged, desenvolvido em sete países da Europa, por meio de um projeto financiado pela Comissão Europeia (EU-DAP).

O GPRED de Sorocaba é composto por quatro Policiais Federais, coordenados pela Agente de Polícia Federal Fernanda Favaretto de Balas e contará com a colaboração voluntária da pedagoga Fernanda Peixe, que participará como multiplicadora do programa.

É com grande entusiasmo que a Delegacia de Polícia Federal de Sorocaba coloca em prática este projeto tão importante, que faz parte das atribuições constitucionais da Polícia Federal, notadamente a de prevenção do tráfico de drogas, conforme previsão constante do art. 144, I, parágrafo 1º, II, da Constituição Federal.

A prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas é uma poderosa ferramenta de enfrentamento do tráfico de drogas e demais práticas criminosas. A união de forças da polícia, da escola e das famílias no encaminhamento das ações necessárias e efetivas, desponta como fator decisivo para a sustentabilidade de ações preventivas consistentes.

No evento de abertura, estarão presentes integrantes dos diversos cargos da Polícia Federal, delegados, agentes, escrivães, peritos, além de policiais e cães da Delegacia Internacional de Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos.

O objetivo desse evento é integrar as forças policiais ao ambiente escolar e apresentar o Projeto “TAMOJUNTO 2.0”, que já deverá ter início no mês de abril.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…

11 horas atrás

Alagamentos em Sorocaba: Vias interditadas e motorista resgatada ao atravessar rua alagada

Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…

12 horas atrás

Transporte público terá programação diferenciada para festas de fim de ano

A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…

16 horas atrás

Incêndio destrói residência no Bairro Mineirão, e família busca apoio para reconstrução

Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…

17 horas atrás

SP inaugura 250 obras turísticas e bate recorde de investimentos no setor.

Em 23 meses de gestão, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de…

18 horas atrás

Educação de São Paulo anuncia maior investimento da história para 2025

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) receberá um investimento recorde em…

20 horas atrás