No dia 30 de abril é o Dia do Ferroviário e nessa data, a partir das 14h, a Secretaria da Cultura de Sorocaba promove uma programação especial para celebrar a data no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS). O evento é gratuito e aberto a todos.
A programação tem início às 14h, com o encontro “Café com Memória”, que terá a participação de ex-ferroviários para um bate-papo sobre a profissão, relembrando a rotina e os momentos importantes para aqueles que viveram esse período primordial da cultura sorocabana. Durante a roda de conversa, será servido um café especial para os participantes. Às 15h, o evento prossegue com a exibição dos depoimentos em vídeos da exposição “Trilhando Memórias”.
A ferrovia teve grande importância, tanto no transporte de passageiros, quanto de cargas, para a construção e a história do Brasil, contribuindo, da mesma forma, para com a história e o desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Matheus Maylasky.
A data é uma referência à inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, conhecida, hoje, como a Estrada de Ferro Mauá, inaugurada pelo Barão de Mauá, no dia 30 de abril de 1854.
O MEFS está localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 533, no Centro.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…
Em dez anos, fintechs e Pix deram acesso a serviços bancários para 60 milhões de…