Estiveram presentes cineastas, atores, empresários, produtores e outros profissionais interessados, que reconheceram a importância do longa-metragem a ser produzido e gravado na cidade
As produtoras Arcanjo Cinema e Felistoque Cinema realizaram, na manhã de sexta-feira (19), em Sorocaba, uma Master Class gratuita sobre como investir em produções cinematográficas por meio das Leis de Incentivo. O evento, que aconteceu no prédio da Fashion Models Brasil, no Campolim, reuniu grandes nomes do cinema nacional.
Foi realizado, também, na ocasião, o pré-lançamento do aguardado filme de gênero policial “A Puxada”, que será gravado e produzido na cidade de Sorocaba. O bate-papo foi conduzido por experientes cineastas e profissionais da área, que aprofundaram conhecimento sobre o desenvolvimento e o patrocínio de projetos audiovisuais por meio das Leis de Incentivo, além de exporem, em detalhes, os aspectos do novo filme, que promete projetar Sorocaba em âmbito internacional.
Estiveram presentes cineastas, atores empresários, produtores e outros profissionais interessados, que reconheceram a importância da iniciativa.
O secretário da Cultura de Sorocaba, Luiz Antonio Zamuner, também marcou presença e confirmou o apoio dado à produção do filme pelo município. “O cinema é um carro-chefe de vários países e você tem um investimento enorme nessa área. A cultura, no geral, devolve para a cidade todo esse investimento. A gente enxerga que não só a cidade vai ser vista, como também receberá um retorno em todos os setores de sua economia”, destaca.
O diretor e produtor de “A Puxada”, Edu Felistoque, destacou o sucesso do evento no cumprimento de seu objetivo: fazer o público compreender que investir em cinema, usando a renúncia fiscal, não tem mitos, nem dificuldades. “Após mostrar os conceitos do longa-metragem ‘A Puxada’ e como utilizar o valor dos impostos, via leis de incentivo à cultura na captação de recursos, vimos o tamanho interesse dos industriais, comerciantes e gestores públicos em participar”, relata.
Felistoque também ressaltou as vantagens proporcionadas pelos investimentos, enfatizando o impacto positivo às marcas e na geração de empregos em diversos setores. “É muito inspirador perceber o entendimento dos participantes de que os benefícios gerados são significativos, como o fortalecimento da marca, a valorização corporativa e, também, a criação de empregos, não apenas para artistas, mas também para profissionais diversos, como motoristas, eletricistas, costureiras, marceneiros, cabeleireiros, cozinheiros e outras dezenas de empregos para trabalhadores com atividades importantes na sociedade”, afirma.
O advogado Fábio Alteia, da Arcanjo Cinema, falou sobre as vantagens com as quais o investidor se depara ao conhecer as maneiras de se investir em cinema, por meio da renúncia fiscal. “O empresário não vai sofrer nenhum prejuízo com desembolso do seu capital. Muito pelo contrário! O tributo que ele já iria pagar, para o Estado ou a União, ele vai destinar uma parte dele à Ancine, para o projeto do filme”, explica.
O cineasta, consultor em negócios e ex-assessor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Vinicius Pereira, ministrou a Master Class junto à equipe de “A Puxada” e também enfatizou a relevância do filme. “O audiovisual tem o poder de divulgar lugares, de estimular o turismo, de movimentar a economia local, então, certamente, o filme tem todo esse enorme potencial para trazer para Sorocaba e região”, diz.
Profissionais que participaram do lançamento de consagrados filmes nacionais igualmente prestigiaram esse evento. “É extremamente importante falar de Sorocaba e estimular as pessoas a investirem em cultura”, diz a produtora executiva parceira da Arcanjo Cinema, Cassiane Souza, que já trabalhou na produção do filme “Cafundó”, estrelado por Lázaro Ramos, sobre a vida de João de Camargo, que fundou a Igreja Senhor do Bonfim, em Sorocaba.
Rui Pires, da produtora Aurora, também participou do evento. Ele foi o responsável pela produção do premiado filme “Era o Hotel Cambridge”, dirigido por Eliane Caffé.
Esse longa recebeu financiamento e reconhecimento, principalmente do Brasil, Espanha e França, e continua sendo exibido internacionalmente, inclusive em ambientes acadêmicos. “Essas informações sobre captação (de recursos) são muito importantes. Parece que é um bicho de sete cabeças, mas, pelo contrário. É muito simples, na verdade, para o empresariado investir, ainda mais em Sorocaba, que é uma cidade grande, com grandes empresas”, declara.
O elenco de “A Puxada” já conta com atores de renome confirmados. Rodrigo Brassoloto, conhecido por seus papéis em filmes como “Toro”, “Cano Serrado” e na comentada série “Bipolar”, assume o papel principal na trama como o protagonista “Júnior”.
Outro nome de peso é o premiado ator Milhem Cortaz, famoso por suas atuações em filmes como “Tropa de Elite” e “Carandiru”. Milhem expressou sua confiança no projeto: “Vamos fazer um filme lindo. Acredito muito na direção do Edu, acredito no filme e nos atores. Espero que a gente consiga gravar rapidamente”. Para Brassoloto, “A Puxada vai despertar no espectador um sentimento que pode influenciá-lo a não cometer os mesmos erros retratados no filme, que é baseado em uma história real”.
O casal de atores Rayanne Morais e Victor Pecoraro também estão escalados para o elenco. Ambos já atuaram em novelas, como “Chocolate com Pimenta”, “Balacobaco”, “Insensato Coração” e “Salve Jorge”.
Os dois estiveram na Master Class e expressaram grandes expectativas em relação ao filme. “Vai ser um baita filme, uma história de vida para deixar para a humanidade. Tenho certeza de que vai agregar muito à sociedade”, diz Victor. “É uma história linda e levar isso para as telonas é muito prazeroso, além de a gente poder contar e dar vida a uma história tão enraizada de tantos fatores que movem a nossa sociedade e que muitos não veem”, acrescenta Rayanne.
O filme “A Puxada”, dirigido pelo cineasta Edu Felistoque, é inspirado na história real de um detetive particular e informante que atuou em um dos mais importantes departamentos de narcóticos do Brasil.
Trabalhando infiltrado, o protagonista do filme, Júnior, ganha a confiança de grandes traficantes se passando como um deles, até que se vê obrigado a agir e fazer justiça, custe o que custar: “os fins justificam os meios”, afirma Júnior.
Com uma pitada de humor em meio ao drama policial, o filme parte da premissa de que o caminho do crime tem apenas dois destinos: a cadeia ou a morte. A produção traz um elenco com grandes nomes do cinema nacional e um enredo com relevantes reflexões sociais.
Saiba mais sobre o filme, buscando por @apuxadafilme nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok. (Com informações da assessoria de comunicação da Master Class)
Não foi como o torcedor gostaria, mas neste domingo (17), o Santos levantou a taça…
A Polícia Militar deteve neste sábado (16), três indivíduos procurados pela Justiça. As equipes do…
O governo dos Estados Unidos anunciou na manhã deste domingo (17) a consolidação de um…
O texto da declaração final do G20 Social pressiona os governos dos países do grupo a adotarem…
O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em sua viagem aos Estados Unido, firmou uma parceria …
Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…