A palestra “Construa uma Boa Saúde Mental Dentro e Fora do Trabalho”, realizada pelo Seconci Sorocaba na última quinta-feira (18), foi um evento marcante, onde diversos participantes compartilharam experiências pessoais, tornando o encontro mais interativo. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, entre elas Celso Gomes da Conceição, técnico de segurança do trabalho da Yees Construtora, que compartilhou uma experiência ressaltando a importância do apoio mútuo entre colegas. “Um colaborador da empresa veio até mim e relatou que outro funcionário estava com pensamentos suicidas. Graças à intervenção desse colega, conseguimos ajudar o funcionário em questão encaminhando-o para atendimento no Seconci-SP, evitando assim uma tragédia”, afirmou.
Marlucy Rodrigues Pereira Ribeiro, gestora de Recursos Humanos da Wil Locações de Máquinas e Ferramentas, também trouxe um relato tocante sobre a perda de sua irmã que tirou a própria vida. Ela destacou a urgência de combater o estigma em torno das questões de saúde mental. “Existe muito preconceito sobre a saúde mental. Além de enfrentar situações delicadas na família, também tive um caso recente na empresa em que tivemos que afastar o funcionário, pedir que ele ficasse de repouso em casa e procurasse ajuda médica por conta de crises agudas de ansiedade”, compartilhou.
Esses testemunhos trouxeram à tona a importância de estar atento aos sinais de colegas em situações de vulnerabilidade emocional, destacando a necessidade de promover uma cultura de apoio mútuo e cuidado no ambiente de trabalho. Para a gerente do Seconci Sorocaba, Ester Gonçalves, a diversidade do público presente reforça a necessidade de se atentar para a saúde do trabalhador. “O convite para a palestra foi aberto para todos. Recebemos muitas pessoas que não conheciam o Seconci, que não são nossos clientes e que vieram compartilhar suas histórias e buscar conhecimento”, destacou.
Ester também contextualizou a importância do evento em relação ao Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. “Este mês é uma lembrança das vítimas de acidentes de trabalho. Estamos tendo essas conversas e compreendemos que precisamos cuidar uns dos outros”, disse.
Durante a palestra, o psicólogo Ricardo Andrade enfatizou a importância de os colegas se apoiarem e estarem atentos aos sinais de sofrimento dos outros. Ele também destacou a necessidade de práticas de autocuidado, como por exemplo, atividades físicas, além da importância de buscar ajuda profissional quando necessário. “Procurar ter um bom descanso, uma alimentação equilibrada, cuidar bem das relações e ter equilíbrio na resolução de problemas são fatores que ajudam para que as pessoas tenham uma boa saúde mental dentro e fora do trabalho. Por exemplo, se eu tenho uma dificuldade no trabalho com o meu colega, com o meu chefe ou com o meu gestor, é importante procurar resolver essas coisas e não levar essa situação para o dia seguinte ou para a casa”, recomendou.
Ester Gonçalves finalizou o encontro destacando a importância de promover um ambiente de trabalho saudável, consciente sobre a saúde mental e relembrou sobre o papel do departamento de Medicina Ocupacional do Seconci. “Estamos disponíveis para atender não apenas o setor da construção civil, mas também outros setores da economia. Temos clientes da área industrial e até da rede portuária, de Santos”, concluiu.
O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…
Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…
A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…
Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…
Em 23 meses de gestão, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) receberá um investimento recorde em…