Pelo segundo ano consecutivo, Sorocaba irá sediar o Encontro de Colecionismo da região, com mais de 30 expositores e itens variáveis para curiosos e amantes da arte de colecionar. O 2º Encontro de Colecionismo de Sorocaba e região ocorrerá nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio no tradicional Sorocaba Clube, região central da cidade, num ambiente mais aconchegante para os visitantes. A entrada é gratuita.
No evento deste ano, haverá uma homenagem ao historiador e filantropo Dom Juracy Tenor, que muito contribuiu para o colecionismo na cidade e região. Ele é pai do atual presidente da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), Gilberto Tenor.
O 2º Encontro de Colecionismo de Sorocaba abrirá suas portas das 9h às 18h da sexta (dia 3) e sábado (dia 4) e das 9 às 16h no domingo (dia 5). Entre os expositores, haverá itens como discos de vinil, relógios, figurinhas, cartões telefônicos, moedas, selos, cédulas, medalhas, miniaturas, chaveiros, carrinhos, canetas tinteiro, postais, além de livros, catálogos e material para guardar e organizar suas coleções.
O evento é organizado por JRP Colecionismo (João Ricardo Pupo) e MMGG Numismática (Mauro Vasconcellos), oferecendo estrutura para visitação com comerciantes de diversas localidades e segmentos. Esse será o oitavo evento organizado pela dupla, tendo sido realizados em cidades como Botucatu, Itapetininga, Itu (duas edições), Iperó e Piracicaba.
O 2º Encontro de Colecionismo de Sorocaba faz parte do calendário anual numismático da SNB, entidade que completou 100 anos em 2024. A primeira edição do encontro foi um sucesso de público e de negócios. Como município sede da região administrativa, a escolha de Sorocaba permite que moradores de toda a região tenham a oportunidade de visitar as mesas.
O encontro também abre espaço para as pessoas que têm itens colecionáveis em casa e contam com a oportunidade de avaliação gratuita e negociação com os expositores do local.. “Os expositores também compram e vendem itens colecionáveis. É uma oportunidade para desfazer-se de alguma peça ou aumentar sua coleção”, explica o organizador João Ricardo Pupo. Entre as vantagens do colecionismo estão o senso de organização, ampliação do conhecimento e da cultura, resgate da história e a preservação da memória por meio dos objetos, destaca o Mauro Vasconcellos, também organizador. O evento tem apoio cultural da SNB e do Sorocaba Clube.
O homenageado
Dom Juracy Tenor (1935/2023), natural de Botucatu,chegou em Sorocaba em 1958, após seu casamento com D. Thereza dos Santos Tenor, onde constituiu família. Sempre se dedicou ao ramo de antiguidades e coleções, participou com seu filho Gilberto de inúmeros eventos promovidos no Brasil e no exterior. Durante 40 anos, participou da tradicional Feira da Barganha de Sorocaba, desde sua fundação em 1978. Foi ganhador do Prêmio Literário da Prefeitura de Sorocaba pela reedição fac-similar do Almanach de Sorocaba de 1914, além de ser patrocinador de eventos do Club Philatélico Sorocabano e colaborador das atividades sociais e filantrópicas da Sociedade Numismática Brasileira. Com seu sorriso incomparável, sempre estava com muitos amigos ao seu redor. Trata-se, pois, de uma justa homenagem a Dom Juracy Tenor.
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…