A população da cidade de Sorocaba (SP) se mostrou, mais uma vez, muito solidária em uma megacamapaha drive-thru de arrecadação de insumos realizada, neste domingo (5), em frente ao Paço Municipal, para ajudar as vítimas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS).
A ação aconteceu das 8h às 13h e arrecadou, nesse período, mais de 120 toneladas de insumos, ultrapassando em quatro vezes a meta inicial, que era de 30 toneladas. Foram doados alimentos não perecíveis, água, colchões, roupas, produtos de limpeza, ração, fraldas, entre outros itens de necessidade.
“Logo às 10h, já tínhamos arrecadado 30 toneladas de insumos. Esperávamos bater esse número até as 13h e mais do que dobramos esta meta! Conseguimos, também, a doação de duas aeronaves, de uma empresa de táxi-aéreo, além de carretas, para já levar os itens de maior urgência. O povo de Sorocaba e região, mais uma vez, deu um exemplo de solidariedade e amor ao próximo”, afirmou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).
A ação, promovida por meio do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), reuniu milhares de pessoas, entre famílias, empresários, entidades e organizações sociais.
Contou, ainda, com esforços em doações de todas as secretarias da Prefeitura e com o trabalho voluntário de grupos de escoteiros da cidade. Além deles, jogadores do Centro de Formação Esportiva “Sorocaba Basquete” contribuíram, com muita animação, ajudando a descarregar os suprimentos dos veículos que passavam.
Um grande número de pessoas da região, como Araçoiaba, Tatuí e Piedade, também participaram ativamente da iniciativa. O prefeito de Piedade, Geraldinho, marcou presença e generosamente doou 15 mil litros de água.
O objetivo da megacampanha foi contribuir com socorro rápido à população do Sul do País, que passa por um momento crítico devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias e que têm provocado enchentes em vários pontos, além de deslizamentos de terra.
As situações decorrentes das chuvas intensas são dramáticas no estado gaúcho. Até o momento, 57 morreram e mais de 60 estão desaparecidas.
As carretas com os insumos arrecadados, que vão ajudar, também, as equipes de resgate, como as equipes da Defesa Civil, Bombeiros e voluntários, saem de Sorocaba em direção ao Sul já na manhã desta segunda-feira (6). Os aviões partem ao meio-dia da mesma data.
“O pessoal está precisando muito no Rio Grande do Sul. Eu estou muito sensibilizada porque dói na gente ver o sofrimentos de todos lá. Eu fiquei muito emocionada com a grande quantidade de carros na fila deste megadrive-thru em Sorocaba”, disse uma das participantes, a empresária Camila Cristiana Nascimento, de 40 anos.
No Paço Municipal, os carros chegavam de todas as regiões da cidade, com pessoas repletas de empatia, como é o caso da dona de casa Priscila Bernardes Saito, de 45 anos, que enalteceu a iniciativa. “Faço questão de ajudar e acho que o povo brasileiro tem que se unir e ser solidário um com o outro. Essa ação do prefeito Manga é maravilhosa e serve de inspiração para outras cidades”, pontuou.
Essa não é a primeira vez que Sorocaba se une em um movimento solidário para ajudar vítimas de eventos climáticos pelo Brasil. Em fevereiro de 2022, o governo de Manga realizou o drive-thru “A Fome não é Fake! – Socorro a Petrópolis”, no qual a meta inicial de 10 toneladas de arrecadação foi mais do que dobrada, chegando a 25 toneladas de alimentos que foram destinados às vítimas das enchentes e deslizamentos no município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Em fevereiro 2023, a Administração Municipal mobilizou, mais uma vez, a população sorocabana, que prontamente atendeu ao chamado solidário para ajudar também as vítimas das fortes chuvas que causaram enormes estragos e deixaram muitos desabrigados e desalojados em São Sebastião e outros municípios do Litoral Norte de São Paulo. Nessa iniciativa, foram arrecadadas mais de 20 toneladas de alimentos, mais de 5 mil litros de água, aproximadamente 50 colchões, cerca de 100 caixas, contendo roupas de adultos e crianças, além de ração para pets, produtos de higiene pessoal e de limpeza e fraldas.
“O povo sorocabano sempre demonstra muita solidariedade e vontade de ajudar, atendendo, de pronto, às solicitações do Fundo Social. É um momento muito difícil para a população que foi atingida pelas fortes chuvas no Sul do país e estamos engajados em poder ajudar de alguma forma”, destacou Rodrigo Manga.
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…