Pré-candidatas e pré-candidatos já podem usar a internet para arrecadar dinheiro para suas campanhas visando as Eleições Municipais de 2024, que acontecem no dia 6 de outubro. Essa é a segunda eleição municipal que vai contar com essa forma de captação de recursos.
O Financiamento Coletivo de Campanha (FCC), também conhecido como “vaquinha virtual”, é permitido desde a reforma eleitoral de 2017, contanto que os futuros candidatos contratem uma das empresas cadastradas e autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Elas são responsáveis, entre outras coisas, pela identificação dos doadores, pela emissão dos recibos de doação, e pela divulgação dos valores recebidos e devem seguir uma série de regras.
Os recursos arrecadados na fase de pré-campanha serão disponibilizados à (ao) candidata (o) somente após o seu registro de candidatura na Justiça Eleitoral, a obtenção do CNPJ da campanha e a abertura de conta bancária específica.
Na hipótese de a(o) pré-candidata(o) não solicitar o registro de candidatura, a empresa deve devolver aos doadores todo o dinheiro que foi arrecadado.
É importante frisar que só pessoas físicas podem participar da “vaquinha” para ajudar alguém que gostaria de se candidatar, já que pessoas jurídicas são proibidas de fazer doações para campanhas eleitorais.
Com iniciativas protagonizadas por mulheres de Sorocaba e região, sábado e domingo, das 10h às…
Um caminhão que transportava um contêiner se chocou com uma passarela no quilômetro 52 da…
Uma das principais ferramentas que agiliza a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa…
A Câmara de Sorocaba deve contratar o serviço de aluguel de 31 carros para uso…
Com o objetivo de promover a arte eco-consciente e estimular o debate sobre sustentabilidade na…
Na prática, o planeta Terra fica posicionado exatamente entre o Sol e a Lua. Assim,…