Um homem de 67 anos, residente no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, faleceu por leptospirose, doença infecciosa que é geralmente transmitida pela urina de ratos.
Este é o primeiro óbito confirmado no Rio Grande do Sul após as enchentes que ocorrem desde o final de abril. No entanto, a leptospirose é uma doença endêmica no Estado. Eventos como os alagamentos aumentaram o risco de infecção.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a morte nesta segunda-feira (20) após resultado positivo da amostra analisada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.
Nas últimas semanas, foram identificados 304 casos suspeitos de leptospirose e 19 confirmados. Os casos suspeitos notificados são monitorados pela SES, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Antes do período de enchentes, o Estado registrou 129 casos e seis óbitos até 19 de abril, segundo o Ministério da Saúde. Em 2023, foram 477 casos e 25 óbitos.
A leptospirose é transmitida pelo contato com a urina de animais infectados, principalmente ratos, presente na água ou lama. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, especialmente nas panturrilhas, e calafrios. Eles surgem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias.
A SES recomenda procurar um serviço de saúde imediatamente ao surgimento dos sintomas e relatar qualquer contato com alagamentos. O tratamento com antibióticos deve ser iniciado na suspeita da doença. Casos leves são tratados ambulatorialmente, enquanto casos graves requerem hospitalização.
Nas áreas afetadas pelas enchentes, recomenda-se desinfetar ambientes com água sanitária e adotar medidas para evitar a presença de roedores, como manter alimentos em recipientes fechados e terrenos limpos.
Fonte: CNN
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…