Jornalismo

Ministério da Justiça notifica 20 planos de saúde por cancelamentos

Um total de 20 operadoras de planos de saúde terá dez dias para responder à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre cancelamentos unilaterais de contratos nos últimos dias. A pasta notificou as empresas, em meio a um aumento significativo do número de reclamações de consumidores.

Segundo o Ministério da Justiça, o sistema ProConsumidor registrou 231 reclamações; o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec Nacional) teve 66 ocorrências; e a plataforma consumidor.gov.br recebeu 1.753 queixas sobre cancelamentos unilaterais de contratos. A pasta destaca que o volume de reclamações indica uma preocupação crescente entre os consumidores, especialmente aqueles em situações de vulnerabilidade, como pacientes em tratamento contínuo para condições graves, como câncer e autismo.

Além dos sistemas do Ministério da Justiça, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registrou aumento significativo no número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs). As notificações, informou o ministério, foram feitas com base no Código de Defesa do Consumidor e no Artigo 5º da Constituição, que assegura a proteção do consumidor como direito fundamental e princípio da ordem econômica.

Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, o ministério está empenhado em garantir a transparência e a segurança na relação entre as operadoras de saúde e os consumidores, tomando medidas rigorosas para coibir abusos. A rescisão unilateral dos contratos em pouco tempo, destaca a Senacon, impede a busca por alternativas viáveis, tornando-se mais grave no caso de beneficiários que precisam de assistência contínua ou no longo prazo que repentinamente ficam sem cobertura médica essencial.

As operadoras têm até dez dias para enviar suas respostas à Senacon por meio de protocolo físico ou eletrônico. As empresas deverão usar a ferramenta “Peticionamento Intercorrente”, disponível no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Agência Brasil

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Governo determina retirada de algemas de deportados vindos dos EUA

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que…

12 horas atrás

São Paulo vira sobre o Corinthians e é pentacampeão da Copinha

No aniversário da capital paulista, o São Paulo derrotou o rival Corinthians por 3 a…

13 horas atrás

Guarda Civil Municipal recupera veículo alvo de furto no Jardim Santa Luíza

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba recuperou, na tarde de sexta-feira (24), um veículo…

13 horas atrás

Motorista morre após carreta cair em ribanceira na rodovia Marechal Rondon, em Tietê

Um motorista morreu após a carreta que conduzia cair em uma ribanceira na tarde desta…

14 horas atrás

Sine Móvel atende a população em quatro endereços de Sorocaba nesta semana

As pessoas que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho podem procurar uma…

15 horas atrás

Dom Aguirre é parcialmente fechada para serviços emergenciais de esgoto

Apesar da interdição parcial de um trecho da avenida Dom Aguirre, motoristas não enfrentaram problemas…

15 horas atrás