Com a reorganização do transporte coletivo na Zona Oeste de Sorocaba, com a oferta de mais horários na região, a empresa BRT Sorocaba passou a transportar 75 mil passageiros por dia útil, segundo divulgado pela empresa.
A nova configuração do transporte na região Oeste leva o passageiro ao mini-terminal Tatiana, à estação de conexão Santa Cruz e ao Terminal Ipiranga, conduzindo para a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a migração temporal entre diferentes linhas.
Ao todo, 13 linhas circulam possibilitando que o passageiro cruze a cidade dentro do sistema BRT pagando uma única tarifa. O Corredor Estrutural Oeste se integra aos corredores das zonas sul, leste e centro e conduz o passageiro ao bairro.
Além destes acessos, o passageiro conta com 128 pontos de paradas que permitem que ingresse no sistema e chegue aos corredores exclusivos na Zona Norte.
Como tudo que é novidade, no começo, existe um período de adaptação para que o passageiro aprenda como funciona o novo formato e conheça todos os itinerários. Foi o que explicou Paulo Roberto, Gerente operacional da BRT Sorocaba: ”Nas primeiras semanas de ativação do Corredor Estrutural Oeste era natural as dúvidas, porque o passageiro estava tentando entender as mudanças que aconteceram. Agora, quase um mês após a inauguração, estamos em um ritmo dentro do esperado. As pessoas já estão se acostumando com as linhas e sabem quais trajetos farão. Uma nova rotina foi construída”.
No trecho, 47 veículos equipados com Wi-Fi, USB, GPS, painéis internos e câmeras de segurança, auxiliam na nova dinâmica do transporte, facilitando que o passageiro se desloque dos extremos da cidade ao centro de maneira integrada e com mais agilidade.
Saindo do Corredor Estrutural Oeste, o passageiro tem a possibilidade de fazer deslocamentos também nos dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) na Zona Norte, nos sete corredores estruturais (Leste, Centro, Sul, Américo, Hermelino Matarazzo e Binário – G. Osório e Com. Oeterer), nos dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento) e nas 26 estações preferenciais.
Segundo a BRT Sorocaba, até o momento, o balanço é positivo, sobre a maneira como as pessoas estão se adaptando à nova organização do transporte. ”Assim como aconteceu na ativação dos corredores exclusivos, vemos no trecho oeste o mesmo comportamento. Isso já é algo esperado por nós. Estamos confiantes e otimistas que as mudanças estão alinhadas ao momento. A cidade cresceu e o transporte também, por isso, as melhorias se fazem necessárias e já temos um novo ritmo”, finaliza Paulo Roberto, Gerente operacional da BRT Sorocaba.
Com a chegada do verão e das altas temperaturas, a saúde dos pets merece atenção…
O prefeito de Piedade, Geraldo Pinto de Camargo Filho, mais conhecido como Geraldinho, foi entrevistado…
A Polícia Civil, por meio das unidades da Seccional Sorocaba, entre os dias 17 e…
Começamos a semana com destaque para oficina gratuita de escrita na biblioteca municipal; tem a…
As chuvas que ocorreram no último final de semana causaram danos no cruzamento da Francisco…
Os resultados da edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta…