As taxas de mortalidade no trânsito de cidades do interior paulista superam as da capital do estado e de cidades da região metropolitana de São Paulo.
Os dados fazem parte da nova versão do Infosiga (sistema do governo estadual de monitoramento da letalidade do trânsito), lançada no mês passado, que passou a rankear os municípios mais letais, entre os com população acima de 300 mil habitantes.
Enquanto em Sorocaba – líder da classificação – essa taxa é de 15 mortes por 100 mil habitantes, na cidade de São Paulo – 21ª na lista – ela está em 8,57.
Em todo o estado, o indicador é de 13,13. A meta do governo é reduzir para 5,68 até 2030.
Segundo o Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), responsável pela estatística, os dados são de maio de 2023 a abril de 2024, com base em projeção de população fornecida pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
Entre os cinco primeiros colocados, quatro são municípios do interior e Praia Grande, na Baixada Santista.
O DER (Departamento de Estradas e Rodagens), responsável por 13 mil dos 22 mil km da malha viária paulista, e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que regula e fiscaliza rodovias sob concessão, dizem que há investimentos em estrutura e programas de diminuição de acidentes.
A Semob (Secretaria de Mobilidade) de Sorocaba afirma que das 110 mortes catalogadas no período analisado, 74 foram em vias municipais. As demais, ocorreram em rodovias administradas sob gestão do estado, concedidas à iniciativa privada, sem jurisdição ou de atuação direta da esfera municipal.
Com base nesses números, afirma a pasta, a taxa de óbitos, exclusivamente dentro da área urbana, cai para 9,81 por 100 mil habitantes. Mesmo assim, o índice é mais alto que o da capital paulista.
Informações Folha de São Paulo
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