O estudo “Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial” foi realizado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Deloitte, e mostrou que os indicadores de procura e venda de imóveis residenciais se aqueceram no primeiro trimestre de 2024 frente aos últimos três meses do ano passado.
Segundo dados da pesquisa, as expectativas são boas quanto à procura de imóveis a médio prazo, especialmente pelo desempenho do segmento econômico no programa Minha Casa Minha Vida.
O levantamento contou com a participação de 48 empresas do setor imobiliário e tem como metodologia a transformação dos percentuais de respostas em notas de 1 a 3, que variam entre forte redução, redução, manutenção, aumento ou forte aumento nos indicadores.
Os dados apontam que a procura geral por imóveis recebeu a nota 2,28 no primeiro trimestre deste ano – a nota anterior, registrada no último trimestre de 2023, era de 2,22. A busca pelo programa MCMV alcançou 2,54 e a procura por imóveis de médio e alto padrão (MAP) se manteve estável, com nota 2. A pesquisa aponta ainda a valorização dos imóveis no primeiro trimestre, com nota 2,53 – para os próximos 5 anos a expectativa é de nota 3, indicando forte aumento no resultado.
De acordo com o levantamento, os indicadores positivos de procura por imóveis mostram um cenário promissor tanto para o segmento econômico quanto para o médio e alto padrão – no caso do MAP observa-se a melhora nas expectativas devido à queda na taxa Selic. O aumento da procura indica o aquecimento do mercado imobiliário, além de impulsionar a construção civil, gerar empregos e estimular o comércio de materiais de construção.
“Percebemos uma procura cada vez mais crescente de investidores por unidades nos empreendimentos da Planeta. Muitos sorocabanos preferem investir suas reservas em imóveis, que a longo prazo proporcionam uma rentabilidade maior em relação a outros tipos de investimento. É uma parcela importante das nossas vendas e, em geral, o cliente que compra uma unidade para investir, geralmente retorna para saber sobre os lançamentos com o objetivo de fazer novos investimentos”, explica Sandro Souza, Diretor Executivo da Construtora Planeta.
Residencial Parque Vida
Em Sorocaba, o Parque Vida atende aos requisitos do programa Minha Casa Minha Vida. Localizado na Zona Oeste, o empreendimento tem a assinatura da marca Access, do Grupo Planeta. As obras estão em andamento e as vendastêm sido muito bem recebidas pelo mercado sorocabano.
O residencial Parque Vida terá unidades de 43 m² com 1 dormitório e unidades de 52,5 m² com 2 dormitórios – serão 5 torres com 20 pavimentos em cada uma. Outro item atrativo é a distribuição de quatro apartamentos por andar, um número menor se comparado a outros empreendimentos deste segmento, que chegam a ter dez apartamentos por pavimento. Todas as unidades terão vagas na garagem e quase metade destas serão cobertas.
O showroom do empreendimento Parque Vida pode ser visitado na Avenida General Carneiro, 2.445, no Jardim Magnólia.
Sobre a Access
A Access chegou ao mercado imobiliário de Sorocaba em 2023 com a proposta de oferecer empreendimentos de qualidade pelo programa Minha Casa Minha Vida. A marca faz parte do Grupo Planeta, líder de mercado na região no segmento de médio e alto padrão.
O nome Access surgiu a partir do acrônimo de “A casa é sua”. Além disso, Access é uma palavra do inglês que significa acesso, em português. A ideia é fazer uma referência ao acesso facilitado ao primeiro imóvel.
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…