Um imóvel localizado no Jardim Cruzeiro do Sul, zona leste de Sorocaba, e que está abandonado há pelo menos 30 anos será revitalizado e transformado em um mercado para a venda de peixes. O anúncio foi feito pela gerente da Ceagesp (Companhia de Entrepostos de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo), Mara Melo, ao secretário de organização licenciado do SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região), Izídio de Brito.
Os moradores daquela região contam que, além de sofrer com a ação do tempo, o prédio atualmente está tomado pelo mato, sujeira, se tornou criadouro de escorpiões e abriga moradores em situação de rua e usuários de entorpecentes. “O clima aqui é de total insegurança”, comenta um rapaz que preferiu não se identificar.
Alguns representantes dos moradores chegaram até a se reunir com o então governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), quando ele esteve no Parque Tecnológico de Sorocaba, em abril de 2022. O objetivo do encontro era pedir que que fosse dada ao imóvel uma destinação correta, a fim de evitar mais depredações, bem como conter o abandono.
Os moradores contam ainda que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) foi provocado para revitalizar o prédio, mas nenhuma providência foi tomada. “Ele [se referindo ao prefeito] prometeu, prometeu e não fez nada”, conta um outro morador que também preferiu não se identificar.
Acompanhado do conselheiro do SMetal, Alessandro Marcelo Nunes, o Marcelinho Panda, Izídio esteve no bairro no fim da tarde de segunda-feira (1º). Panda, que mora naquela região, é uma das lideranças que vêm lutando pela revitalização e pelo bom uso do espaço.
Depois de ouvir as queixas dos moradores e caminhar pelo prédio, Izídio fez contato com Mara Melo. Dela, soube que já há em andamento um projeto cuja finalidade é transformar o imóvel, que pertence à Ceagesp, num entreposto moderno de comércio de peixes.
O prédio ocupa uma extensa área na altura do número 147 da Rua João Frederico Hingst, Jardim Cruzeiro do Sul, e faz fundos com a Escola Estadual Professor Aggêo Pereira do Amaral. “A boa notícia é que este espaço voltará a ter vida com o comércio de peixe e nós vamos acompanhar todo esse processo”, conclui Izídio.
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…