Destaque

Servidores do INSS fazem greve por tempo indeterminado

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve ontem (16) por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A paralisação foi aprovada em plenária nacional realizada no sábado (13), convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A entidade já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de paralisação. A pasta agendou uma nova rodada de negociação.

No documento, a Fenasps informa que “após análise das propostas apresentadas pelo governo, entenderam que a negociação teve poucos avanços”. O texto diz ainda que, o governo, “em vez de apresentar proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”. A proposta, segundo a entidade, está muito aquém das perdas salariais da categoria, que superam os 53% no último período.

A entidade informa que no dia 31 deste mês encerra o prazo para o INSS se adequar à Instrução Normativa 24 (IN24), que transforma os atuais programas de gestão, em programas de gestão e desempenho, o que significa uma piora na pressão para cumprimento de metas e a possibilidade de desconto de salário no caso das metas não serem atingidas, bem como a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os servidores.

O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro. A maioria, 15 mil, formada por técnicos responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores ainda estão no trabalho remoto.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. De acordo com a pasta, esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores.

Informações Agência Brasil

Caio César
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Alexandre de Moraes ordena suspensão imediata do X no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta quarta-feira…

1 hora atrás

Proposta de SAF do São Bento é bem recebida por Conselho Deliberativo do clube

Uma reunião entre o Conselho Deliberativo do São Bento e a empresa Flash Forward, do…

2 horas atrás

Governo de São Paulo anuncia compra de 12 mil câmeras corporais para PMs

O governo de São Paulo anunciou a compra de 12 mil câmeras corporais para a…

3 horas atrás

Kamala tem 50% das intenções de voto e Trump 48%, segundo pesquisa da Fox News

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, tem 50% de apoio entre os ​​eleitores prováveis,…

3 horas atrás

Consumidores devem ser impactados já no curto prazo com alta da Selic

Os efeitos do novo ciclo de alta da taxa básica de juros, a Selic, devem…

3 horas atrás

Sexo e Vida com Lister Salgueiro 19/09/2024

O médico especialista em reprodução humana, Lister Salgueiro, participou nesta quinta-feira (19) do Jornal da…

4 horas atrás