Destaque

Falha cibernética global afeta voos, bancos e hospitais

Uma falha cibernética global atingiu importantes serviços no mundo todo, interrompendo conexões de transporte público, atrasando voos internacionais e restringindo operações de estabelecimentos de saúde e empresas.

A interrupção parece decorrer, pelo menos em parte, de uma atualização de software emitida pela CrowdStrike, em sistemas Microsoft Windows.

A empresa de segurança cibernética dos EUA disse aos clientes nesta sexta-feira (19) que os engenheiros estavam abordando o problema.

O problema é específico do Falcon, que é projetado para proteger arquivos salvos na nuvem.

Quanto tempo durará a interrupção?

A Microsoft disse que a “causa subjacente” da interrupção “foi corrigida”, acrescentando que o impacto residual ainda está afetando alguns serviços.

“Estamos conduzindo mitigações adicionais para fornecer alívio”, disse a empresa de tecnologia em uma publicação no X (antigo Twitter).

Alguns serviços foram restaurados, mas outros ainda estão lidando com as interrupções.

Quem foi afetado?

Bancos globais, serviços médicos e infraestrutura crítica foram impactados pela interrupção.

Provedores médicos, incluindo o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) do Reino Unido e uma das maiores instalações de saúde da Europa no norte da Alemanha, foram sufocados por atrasos de TI.

Enquanto isso, bancos, emissoras e supermercados na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido foram afetados, incluindo as emissoras ABC News e Sky News.

Companhias aéreas são as mais atingidas

Cenas de viajantes nervosos lotaram os corredores dos principais aeroportos nesta sexta-feira, enquanto as transportadoras dos EUA e outras companhias aéreas internacionais na Europa, Ásia e Oriente Médio tiveram que atrasar e cancelar voos.

Há cerca de 110 mil voos comerciais programados hoje em todo o mundo, de acordo com dados preliminares da Cirium, uma empresa de análise de aviação.

Às 7h, horário de Brasília, havia 1.390 voos cancelados globalmente. Esse número está crescendo.

Resposta internacional

A Casa Branca diz que está “investigando” a interrupção causada pelas interrupções cibernéticas da manhã de sexta-feira.

“Estamos cientes do incidente e estamos investigando o problema e os impactos”, disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Enquanto isso, o governo do Reino Unido realizou uma reunião de emergência para discutir a interrupção, disse Downing Street, de acordo com a agência de notícias PA Media do Reino Unido.

Apps de bancos no Brasil têm instabilidade após apagão cibernético

Os problemas cibernéticos chegaram ao Brasil. Alguns aplicativos de bancos, como Bradesco, Nubank, Neon e Next, estão instáveis.

Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Índia, Nova Zelândia, África do Sul e Alemanha reportaram a pane cibernética, que estaria ligada a uma falha global em sistemas de computação em nuvem no sistema operacional Microsoft Windows.

De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite dessa quinta-feira (18), haviam sido registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.

Ataque descartado

Ainda não está claro se a Crowdstrike é a única fonte das panes ou se há outras causas. A plataforma para gestão de aplicativos e serviços Microsoft Azure confirmou que está investigando e trabalhando por uma resolução. Contrariando temores iniciais, fontes do governo britânico adiantam que os distúrbios não estão sendo tratados como um ciberataque.

Os problemas de TI começaram a ser detectados nos Estados Unidos – onde várias companhias aéreas cancelaram todos os seus voos. Entre as empresas aéreas que foram forçadas a suspender o funcionamento estão a Air France, a holandesa KLM e as de baixo custo Eurowings e Ryanair. A Lufthansa teria sido apenas “levemente” afetada.

ENTREVISTA

André Fazano conversou com Fábio Florêncio, responsável pelo TI da Fundação Ubaldino do Amaral, que explicou o ocorrido.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Com derrota em casa, Santos levanta taça de campeão da Série B

Não foi como o torcedor gostaria, mas neste domingo (17), o Santos levantou a taça…

11 horas atrás

Polícia Militar detém três procurados da Justiça em Sorocaba

A Polícia Militar deteve neste sábado (16), três indivíduos procurados pela Justiça. As equipes do…

14 horas atrás

Em visita de Biden ao Brasil, EUA formaliza apoio à conservação da Amazônia

O governo dos Estados Unidos anunciou na manhã deste domingo (17) a consolidação de um…

14 horas atrás

Texto final do G20 Social pressiona governos para medidas ambiciosas

O texto da declaração final do G20 Social pressiona os governos dos países do grupo a adotarem…

21 horas atrás

Manga se reúne com vice-prefeito de Orlando, nos EUA, em busca de parceria entre cidades

O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em sua viagem aos Estados Unido, firmou uma parceria …

21 horas atrás

Um pessoa morreu carbonizada após carro pegar fogo em Sorocaba

Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…

2 dias atrás