Uma falha cibernética global atingiu importantes serviços no mundo todo, interrompendo conexões de transporte público, atrasando voos internacionais e restringindo operações de estabelecimentos de saúde e empresas.
A interrupção parece decorrer, pelo menos em parte, de uma atualização de software emitida pela CrowdStrike, em sistemas Microsoft Windows.
A empresa de segurança cibernética dos EUA disse aos clientes nesta sexta-feira (19) que os engenheiros estavam abordando o problema.
O problema é específico do Falcon, que é projetado para proteger arquivos salvos na nuvem.
A Microsoft disse que a “causa subjacente” da interrupção “foi corrigida”, acrescentando que o impacto residual ainda está afetando alguns serviços.
“Estamos conduzindo mitigações adicionais para fornecer alívio”, disse a empresa de tecnologia em uma publicação no X (antigo Twitter).
Alguns serviços foram restaurados, mas outros ainda estão lidando com as interrupções.
Quem foi afetado?
Bancos globais, serviços médicos e infraestrutura crítica foram impactados pela interrupção.
Provedores médicos, incluindo o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) do Reino Unido e uma das maiores instalações de saúde da Europa no norte da Alemanha, foram sufocados por atrasos de TI.
Enquanto isso, bancos, emissoras e supermercados na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido foram afetados, incluindo as emissoras ABC News e Sky News.
Companhias aéreas são as mais atingidas
Cenas de viajantes nervosos lotaram os corredores dos principais aeroportos nesta sexta-feira, enquanto as transportadoras dos EUA e outras companhias aéreas internacionais na Europa, Ásia e Oriente Médio tiveram que atrasar e cancelar voos.
Há cerca de 110 mil voos comerciais programados hoje em todo o mundo, de acordo com dados preliminares da Cirium, uma empresa de análise de aviação.
Às 7h, horário de Brasília, havia 1.390 voos cancelados globalmente. Esse número está crescendo.
Resposta internacional
A Casa Branca diz que está “investigando” a interrupção causada pelas interrupções cibernéticas da manhã de sexta-feira.
“Estamos cientes do incidente e estamos investigando o problema e os impactos”, disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
Enquanto isso, o governo do Reino Unido realizou uma reunião de emergência para discutir a interrupção, disse Downing Street, de acordo com a agência de notícias PA Media do Reino Unido.
Os problemas cibernéticos chegaram ao Brasil. Alguns aplicativos de bancos, como Bradesco, Nubank, Neon e Next, estão instáveis.
Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Índia, Nova Zelândia, África do Sul e Alemanha reportaram a pane cibernética, que estaria ligada a uma falha global em sistemas de computação em nuvem no sistema operacional Microsoft Windows.
De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite dessa quinta-feira (18), haviam sido registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.
Ataque descartado
Ainda não está claro se a Crowdstrike é a única fonte das panes ou se há outras causas. A plataforma para gestão de aplicativos e serviços Microsoft Azure confirmou que está investigando e trabalhando por uma resolução. Contrariando temores iniciais, fontes do governo britânico adiantam que os distúrbios não estão sendo tratados como um ciberataque.
Os problemas de TI começaram a ser detectados nos Estados Unidos – onde várias companhias aéreas cancelaram todos os seus voos. Entre as empresas aéreas que foram forçadas a suspender o funcionamento estão a Air France, a holandesa KLM e as de baixo custo Eurowings e Ryanair. A Lufthansa teria sido apenas “levemente” afetada.
André Fazano conversou com Fábio Florêncio, responsável pelo TI da Fundação Ubaldino do Amaral, que explicou o ocorrido.
Não foi como o torcedor gostaria, mas neste domingo (17), o Santos levantou a taça…
A Polícia Militar deteve neste sábado (16), três indivíduos procurados pela Justiça. As equipes do…
O governo dos Estados Unidos anunciou na manhã deste domingo (17) a consolidação de um…
O texto da declaração final do G20 Social pressiona os governos dos países do grupo a adotarem…
O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em sua viagem aos Estados Unido, firmou uma parceria …
Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…