A rádio Cruzeiro FM 92,3, mantida pela Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, alcançou o primeiro lugar na pesquisa Kantar Ibope Media, no segmento jornalístico entre o público adulto, acima de 25 anos, das classes ABCDE de ambos os sexos, no horário das 6h às 10h. Os dados foram coletados nos municípios de Sorocaba e Votorantim entre os dias 20 e 27 de maio deste ano, e a pesquisa foi divulgada no final de junho. Com quase 30 anos de existência, o veículo de comunicação, produzido 100% de forma local, também obteve o maior crescimento proporcional entre todas as emissoras da cidade. Atualmente, a rádio alcança cerca de 25 mil ouvintes por dia na faixa do jornalismo e picos de mais de 11 mil pessoas por minuto.
Para Márcio Corrêa, coordenador geral da Cruzeiro FM 92,3, o resultado positivo é fruto do trabalho de toda a equipe, em razão, principalmente, do apoio que recebe da diretoria, presidida por Alexandre Issa Latuf. “Eu aprendo muito com o Sr. Alexandre e com os diretores. Todos trabalham voluntariamente e são pessoas que tiveram destaque em suas atividades. São pessoas que entendem de gestão e sabem que o melhor investimento ainda é no ser humano, no profissional, o que reflete no sucesso da rádio. A equipe é tratada com respeito e incentivada a crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente, graças ao apoio editorial e material da diretoria”.
Fábio Andrade, coordenador de jornalismo da rádio e âncora do Jornal da Cruzeiro desde 2008, declara que a notícia foi recebida com entusiasmo por toda a equipe. “Foi uma alegria geral, não apenas do setor de jornalismo, mas de toda a emissora, pois comprovou aquilo que nós já percebíamos nas ruas de Sorocaba e região. O ouvinte nos reconhece”.
“Sem o ouvinte não tem jornal, sem o ouvinte não tem rádio”, a frase de Fábio Andrade pode ser comprovada diariamente logo no início da manhã, às 6h30, assim que o Jornal da Cruzeiro começa, afinal, a participação do ouvinte é constante no noticiário. Informações sobre o trânsito em tempo real via WhatsApp, perguntas aos entrevistados, reclamações sobre problemas do cotidiano e mensagens de “bom dia” são enviadas a todo instante. Uma parceria de muitos anos.
“A equipe da Cruzeiro está na rua e está informando. O ouvinte passa por um acidente, manda uma mensagem e também informa. Então, é uma parceria tão intensa que até brincamos que temos uma amizade com os ouvintes”, declara Fábio.
Uma aliança que também pode ser percebia por meio dos números. A pesquisa Ibope mostrou que a Cruzeiro FM possui 169% de afinidade entre os ouvintes das classes AB, maiores de 25 anos, e 225% entre o público maior de 35. Além disso, a emissora ficou em primeiro lugar em audiência em jornalismo regional na faixa das 18h às 19h, em terceiro lugar no ranking geral no público qualificado na chamada “Faixa Premium” do rádio, ou seja, das 7h às 12h, e em 7ª posição da classificação geral.
“Particularmente, o que nos coloca em primeiro lugar no jornalismo é o equilibrio. É o saber dimensionar aquilo que será levado para o ouvinte sem querer induzir a um entendimento X ou Y. A nossa preocupação maior é em informar. Quem vai decidir se aquilo que levamos é bom ou ruim é o ouvinte. Levamos informação de uma maneira isenta, profissional e equilibrada, ouvindo sempre os dois lados”, pontuou Márcio Corrêa.
A primeira transmissão da Cruzeiro FM 92,3 aconteceu em novembro de 1995. Desde então, a emissora, destaque por ser uma rádio educativa-cultural, evoluiu em programação musical e informação de utilidade pública, acompanhando as transformações na sociedade. O apresentador do Jornal da Cruzeiro, Fábio Andrade, relembra quando iniciou no rádio. Ele conta que as entradas ao vivo com os repórteres e a interação com os ouvintes eram realizadas por meio do telefone. A chegada do WhatsApp fez essa interatividade com o público aumentar ainda mais.
Com os avanços tecnológicos a rádio acompanhou os processos e se adaptou às ferramentas que surgiram no mercado. Atualmente, a emissora é multiplataforma. Hoje, além de ser escutado, o conteúdo também pode ser assistido em tempo real pela internet. “O Jornal da Cruzeiro viveu intensamente toda essa evolução. Nós curtimos cada fase, do mais simples telefone, o início dos aparelhos celulares, até a questão das chamadas de vídeo, WhatsApp, transmissão on-line, passamos por todas as fases, muito bem vividas e aplicadas na Cruzeiro FM dentro do Jornal da Cruzeiro”, ressaltou Fábio Andrade.
Agora, o objetivo da equipe é continuar entregando conteúdo de qualidade ao público, por isso, para o coordenador geral da rádio, a pesquisa é tão importante, pois, por meio dela, é possível colher os frutos e enxergar em quais pontos a emissora pode melhorar.
“O que não pode faltar é a qualidade do produto que chega para o ouvinte. A pesquisa mostra os nossos acertos e como podemos melhorar. Ela é de suma importância nesse sentido, de nos dar diretrizes de como seguir. E a equipe recebeu (a pesquisa) da melhor forma possível, porque todo mundo se dedica querendo o melhor resultado. Aqui nós somos uma equipe fechada, onde todos têm o seu valor, a sua voz. O resultado é da rádio como um todo”, finalizou Márcio Correa, coordenador geral da Cruzeiro FM 92,3.
Reportagem
VANESSA FERRANTI
Jornal Cruzeiro do Sul
Fotos:
FÁBIO ROGÉRIO
Jornal Cruzeiro do Sul
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