Há 35 anos nascia a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, em Sorocaba, criada com a finalidade de se tornar a mantenedora da rádio Jornal Cruzeiro do Sul, hoje, reconhecida como Cruzeiro FM 92,3.
As comemorações aconteceram na quarta-feira desta semana, dia 31 de julho, data em que, também, foram celebrados os aniversários da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico de Sorocaba; e da Loja Maçônica Perseverança III, a mãe das duas fundações.
Com 155 anos de fundação, a P3, como é conhecida, não imaginava o desenvolvimento tecnológico e social pelo qual passaria a humanidade, porém, sempre foi visionária e, por isso, nunca desistiu.
Preocupados com a liberdade das pessoas, e por entenderem que a educação é a base para o crescimento do indivíduo, os maçons da P3 decidiram marcar esta jornada de 155 anos com o lema “Liberdade e Educação”.
Foi a partir daí que tudo começou!
Esse ideal é representado, até os dias de hoje, pelo Colégio Politécnico de Sorocaba, no que se refere à educação, ao passo que o jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM representam a liberdade por meio dos canais de comunicação.
Ao longo de todos estes anos, essas duas fundações vieram se consolidando e fortalecendo-se, e os números reforçam essa condição.
A FUA, que completou nesta semana 60 anos, comemora, nesta semana, a divulgação também dos números do Ipeso (Instituto de Pesquisa de Sorocaba).
Conforme os resultados da 30ª edição da pesquisa Top of Mind, o jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela FUA, é o jornal impresso mais lembrado pelos sorocabanos.
Além disso, ainda alcançou a segunda posição entre as marcas mais lembradas da cidade, ficando atrás somente da funerária Ossel.
Um prestígio, sem dúvida, merecido!
A coirmã caçula não fica atrás nesse contexto, já que, como mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul comemora também a posição de liderança da emissora no quesito jornalismo, conforme pesquisa divulgada neste ano pelo Ibope, ou seja, a Cruzeiro FM é, de fato, a número um em jornalismo.
É um momento de consagração para as duas fundações, já que o retorno da sociedade, por todos os serviços prestados pelas instituições na área do terceiro setor, vem em forma de reconhecimento por ter o jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM 92,3 como referência de utilidade pública no dia a dia.
As atividades da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul foram se consolidando conforme os anos, em especial, com o início das operações da rádio, em novembro de 1995.
Focada em programação musical de qualidade, a Cruzeiro FM também foi se fortalecendo com o suporte da fundação, e, em 2004, mais precisamente em 7 de setembro, a emissora consagrou-se como um canal de utilidade pública por conta da veiculação do primeiro radiojornal: o Jornal da Cruzeiro.
Desde então, a Fundação não parou de investir em jornalismo de qualidade, utilidade pública e, principalmente, em tecnologia.
Neste ano de 2024, a diretoria da Fundação, cujos membros são todos voluntários, comemorou, ao lado de seus colaboradores, uma conquista marcante: a Cruzeiro FM 92,3 se tornou líder de audiência, com conteúdo 100% local e que chega ao número de 11 mil ouvintes por minuto, conforme pesquisa Ibope, divulgada em maio deste ano.
Os números que orgulham a emissora também mostram um alcance de mais de 25 mil ouvintes por dia, com público 50% AB e 50% CDE.
A Cruzeiro FM só vem melhorando, graças ao suporte de sua mantenedora, bem como o jornal Cruzeiro do Sul e o Colégio Politécnico, tendo como apoio a FUA.
Há 60 anos, portanto, os 21 maçons, que adquiriram a editora jornal Cruzeiro do Sul e a transformaram na Fundação Ubaldino do Amaral, ajudaram a fortalecer o impresso.
Da mesma forma, os demais irmãos da Loja Perseverança III, unidos, investiram ao longo de todas essas décadas nos dois principais veículos de comunicação, e, também, na área da educação pelo Politécnico; a fim de levar o melhor para as pessoas, e, felizmente, essa missão vem se cumprindo ano a ano.
Desse modo, a contribuição da Fundação Ubaldino do Amaral, Fundação Cultural Cruzeiro do Sul e, em especial, da Loja Maçônica Perseverança Terceira à sociedade é, sem dúvida alguma, irretocável e indelével.
Hoje, somos nós quem agradecemos você pela confiança de sempre, depositada em nosso trabalho, e, claro, por estar sempre conosco em todos os momentos: Muito obrigado!!!
Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!
A partir das 10 horas desta segunda-feira (23), o lote residual de restituição do IRPF…
As intensas chuvas que atingiram Sorocaba neste sábado (21) causaram danos em diversos pontos da…
Durante a celebração do Natal, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)…
O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…
Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…
A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…