Notícias

Polícia cumpre mandados na Cracolândia, em São Paulo

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Policiais cumprem nesta terça-feira (6) mais de 200 mandados de prisão, busca e apreensão, sequestro e bloqueio de bens e suspensão da atividade econômica de prédios comerciais na chamada Cracolândia, no centro da capital paulista.

A articulação faz parte da Operação Salus et Dignitas, que tem por objetivo desmantelar redes de narcotráfico que atuam na região e prevê a entrada da polícia em locais onde vivem famílias.

A Cracolândia é conhecida por concentrar um grande número de usuários de drogas e pessoas em situação de rua. A região se tornou um território de disputa que envolve a especulação imobiliária.

Segundo nota do governo, os imóveis onde forem identificadas atividades criminosas perderão a licença de funcionamento e serão lacrados. Em post no Instagram, a Craco Resiste, movimento social de defesa dos direitos de pessoas da Cracolândia, postou fotos da operação em curso.

Um dos pontos mostrados é o Hotel Tupy, na Rua Gusmão, na Santa Ifigênia. Em outra foto, aparece o um prédio residencial, diante do qual estão vários agentes da prefeitura.

Ainda conforme informações do comunicado do governo, as famílias serão submetidas a triagem. Após a avaliação, serão encaminhadas a locais como unidades de saúde, abrigos, a Central Integrada de Atenção e Acolhimento, o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Esse tipo de medida acende um alerta entre os coletivos que lutam pela dignidade dos usuários de drogas, já que há alta possibilidade de ocorrerem internações compulsórias, como acontece em outras cidades, como Florianópolis.

Ao todo, foram destacados mais de 1 mil agentes das policiais civis e militares para a operação, além de rodoviários federais, promotores públicos e representantes das subprefeituras da capital e do Ministério do Trabalho e Emprego. O governo também anunciou a escala de equipes para realizar a emissão de documentos, alimentação, distribuição de kits com roupas e produtos de higiene pessoal. Os serviços foram organizados por secretarias estaduais, como a de Desenvolvimento Social e a de Saúde.

Informações Agência Brasil

Caio César
Compartilhar
Tags: Policia

Notícias recentes

Brasil goleia a Tailândia e avança em primeiro na Copa do Mundo de Futsal

Já classificado para o mata-mata, o Brasil garantiu a primeira colocação do Grupo B ao…

5 horas atrás

CCR ViaOeste realiza ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito

A CCR ViaOeste está promovendo uma série de ações educativas durante a Semana Nacional do…

5 horas atrás

Procedimento de ECMO é realizado novamente na Santa Casa de Sorocaba

A Santa Casa realizou novamente, em sua UTI (Unidade Terapia Intensiva), o (ECMO) procedimento de…

6 horas atrás

Autora de Sorocaba Lança Livro Infantojuvenil

A autora sorocabana Íria de Fátima Flório lançou sua mais recente obra Turma do Tico…

7 horas atrás

Editorial: Chega de circo, o voto é sério 20/09/2024

Quem não se lembra daquela famosa frase dita pelo então candidato a deputado federal Francisco…

8 horas atrás

TRE-SP alerta para falsa convocação de mesários

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) alerta para um golpe que tem usado…

9 horas atrás