Nesta quarta-feira, 07 de agosto, a Polícia Civil de Sorocaba, através da Delegacia Seccional, 3º e 4º Distritos Policiais, em apoio à Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá (MT), executou sete Mandados de Prisão Preventiva, dez Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e doze Mandados de Sequestro Judicial de Bens, Valores e Direitos. As ações foram expedidas pela Justiça contra uma organização criminosa em operação no Estado do Mato Grosso e em Sorocaba, como parte da “Operação Antenados”. Durante a operação, duas mulheres foram presas.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Estelionatos, revelou que pelo menos sete indivíduos fazem parte da organização criminosa. O grupo atua de forma estruturada, estável e com divisão de tarefas na prática de estelionatos contra idosos no Estado de Mato Grosso e em outras regiões, além de crimes de falsidade ideológica e lavagem de capitais.
Foram identificadas trinta vítimas no município de Cuiabá, todas idosas entre 60 e 75 anos. Os suspeitos abordaram essas vítimas em suas residências, obtendo imagens de documentos e fotografias com o objetivo de realizar contratações fraudulentas de empréstimos consignados, descontados dos benefícios previdenciários dos idosos. Para isso, os investigados simularam a entrega de uma antena do programa do Governo Federal “Siga Antenado”.
As contratações fraudulentas foram realizadas com prazos de até oitenta e quatro meses, resultando em um prejuízo superior a um milhão e meio de reais para as vítimas em Cuiabá. Com a investigação, a Polícia Civil conseguiu suspender os descontos indevidos que estavam sendo realizados nos benefícios previdenciários de trinta idosos moradores de Cuiabá, que enfrentavam dificuldades financeiras devido à perda parcial de seus benefícios.
Durante as investigações, os agentes constataram que os investigados utilizavam o lucro dos crimes de estelionato para adquirir bens de alto valor, ostentando-os em redes sociais.
A Operação Antenados, que contou com a participação de todo o efetivo da Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá e o apoio de policiais civis da Delegacia Seccional, 3ª DP e 4ª DP de Sorocaba/SP, prendeu uma das mulheres no Jardim Montreal e outra no Jardim Simus. Foram apreendidos celulares, documentos e vários cartões bancários.
Após a formalização das prisões, as detidas permanecem à disposição da Justiça. O nome da operação, “Antenados”, faz referência ao significado figurado do programa do Governo Federal que os suspeitos usaram para enganar as vítimas.
A investigação prosseguirá com a análise de todo material apreendido, além de outras diligências necessárias.
Assessoria de Comunicação – Polícia Civil – Sorocaba/SP
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…