Jornalismo

Telemetria auxilia serviço de transporte oferecido para quase 2 milhões de passageiros em Sorocaba

O volume operacional de quase 2 milhões de passageiros por mês no sistema BRT Sorocaba exige uma frota veicular de alta performance e recurso de telemetria é uma das soluções adotadas para manter o padrão de qualidade dos serviços.

A telemetria é uma tecnologia que tem como foco supervisionar o desempenho dos veículos para a otimização de processos. Ela coleta dados dos ônibus e transmite para uma central CAN (Controller Area Network) para que sejam analisados. A partir desses indicadores, equipes entram em ação para a resolução de alguma anormalidade que surgir.

Entre as informações geradas pela telemetria estão indicadores de velocidade, curvas e frenagens bruscas, acelerações, consumo de combustível e tempo parado com o motor ligado. A solução permite ainda monitorar a temperatura do motor, falhas no sensor ABS, baixas de nível e combustível, pressão de óleo e pressão pneumática, o que auxilia na realização de uma manutenção rápida.

Segundo Devair Medeiros, gerente de planejamento da BRT Sorocaba, a partir dessas informações é possível ter uma visão dos pontos mais sensíveis e estabelecer correções imediatas. ”O uso da telemetria é um suporte crucial para operações de alta performance como a do BRT e sabemos exatamente onde cada veículo está e qual o seu desempenho. Com a telemetria, conseguimos melhorar a segurança, reduzir custos de combustível e falhas mecânicas, aumentar a eficiência operacional e ainda podemos treinar nossos profissionais mais assertivamente sobre os aspectos de dirigibilidade”, frisa.  

Todos os ônibus BRT são equipados com ar-condicionado, monitoramento de câmeras, tomadas USB, wi-fi e motores mais silenciosos e com menor emissão de poluentes. Além desses componentes, os ônibus possuem GPS e sensores que transmitem informações de performance em tempo real.  A frota é formada por modelos Caio Millennium V articulado, Caio Apache VIP V e Caio Millennium V Padron.

Estão disponíveis para a população 123 ônibus que rodam nos três turnos (manhã, à tarde e à noite) e para que circulem com um bom desempenho é fundamental saber como estão seus parâmetros a cada viagem. Com os dados é possível ver o que está acontecendo em tempo real e por meio de alertas, detectar algum problema que o veículo possa ter, antes de danificar um componente. Como também, permite atuar na dirigibilidade, proporcionando uma maior segurança aos motoristas e passageiros.

Fazendo uma reflexão mais lúdica, é como se o ônibus tivesse um grande estetoscópio que monitora as batidas do seu coração. Neste caso, o coração do ônibus, é toda sua estrutura de desempenho.

Um outro diferencial da telemetria é trazer uma avaliação com mais detalhes do comportamento do motorista, auxiliando também nos treinamentos internos dos profissionais. “Com os dados conseguimos ver o que está acontecendo e detectar o motivo pelo qual um determinado problema está ocorrendo. Isso colabora na identificação das áreas que os motoristas precisam se aperfeiçoar, e assim, desenvolvemos uma condução mais segura”, finaliza Medeiros.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Prefeitura realiza a 31ª edição do Mutirão de Empregos Sorocaba nesta terça (24)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

2 horas atrás

Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a…

2 horas atrás

PM recaptura mais de 200 presos no final de semana durante “saidinha” em SP

A Polícia Militar recapturou 206 detentos apenas entre sábado (21) e domingo (22), após seis…

2 horas atrás

Eleições 2024: apenas 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

Dos 5.569 municípios que terão eleições neste ano, com o primeiro turno marcado para 6 de…

2 horas atrás

Bombardeios de Israel deixam ao menos 100 mortos e 400 feridos no Líbano

O Ministério da Saúde do Líbano informou que pelo menos 100 pessoas morreram e mais…

2 horas atrás

Projeto proíbe trote humilhante em universidades e prevê sanções para instituições

Um projeto de lei visa proibir atividades de recepção de novos estudantes em instituições de ensino superior…

2 horas atrás