Jornalismo

Venda de imóveis novos tem alta de 43,7%

As vendas de novos imóveis tiveram alta de 43,7% no Brasil no acumulado de 12 meses, encerrados em abril de 2024, de acordo com os dados apresentados pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Neste período, foram comercializadas 179.861 unidades. Os números registrados no último trimestre móvel deste ano, que considera de fevereiro a abril, indicam variação de 25,5% com a venda de 44.219 unidades em todos os segmentos.

No período, o segmento Médio e Alto Padrão (MAP) teve alta de 13,9% no volume vendido, representando uma variação de 2% em comparação ao acumulado nos últimos 12 meses, que registraram aumento de 15,9% nas vendas. Já o segmento econômico, que abrange os programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela, teve variação de 25,6% no período e chegou ao índice de 56,9% acumulado em 12 meses.

Em relação aos lançamentos, o indicador aponta crescimento de 15,7% no primeiro trimestre móvel em comparação com o mesmo período de 2023 – resultado positivo tanto no Médio e Alto Padrão, com aumento de 78,3%, quanto no segmento econômico, com alta de 6,3%.

“A confiança é determinante na decisão de compra de imóveis, especialmente para pessoas empregadas que se sentem mais seguras em adquirir financiamentos, impulsionando ainda mais o segmento imobiliário”, comenta Caio Fernandes, Diretor Comercial e de Marketing da Construtora Planeta.

Planeta movimenta o mercado sorocabano

Sorocaba se mantém como uma das principais cidades do interior paulista no mercado imobiliário. No ano passado, o Grupo Planeta, por exemplo, lançou quatro empreendimentos que totalizam 953 unidades, divididas entre os edifícios: Pátio São Paulo (200 unidades), Square Saint Lambert (216 unidades), Magnifique (138 unidades) e Parque Vida (399 unidades), com a marca Access. Já em 2024, o primeiro empreendimento lançado foi o Hub Campolim com 192 apartamentos compact premium que foi um sucesso em vendas já em seu lançamento.

Além disso, a Planeta está construindo os empreendimentos: Fascínio, Pátio Boa Vista, Saint Remy, Biarritz, Toulouse, Vale Verde, Horizonte Divino, Pátio São Paulo, os condomínios residenciais Millennium Park e Highline Park e a torre comercial Ellipse Tower, que compõem o Planeta Square Garden, o primeiro complexo multiuso de Sorocaba e região. O empreendimento Square Saint Lambert, no Portal da Colina, também deve ter as obras iniciadas em breve. Outros dois edifícios que estão em construção serão entregues neste ano: Riserva Divino e Union Planeta, além do Épico Planeta que foi entregue em julho.

“Neste ano teremos mais de 15 obras funcionando simultaneamente, inclusive com o maior canteiro de Sorocaba que é o do empreendimento Planeta Square Garden. O Grupo Planeta tem dado contribuições significativas para o bom desempenho de Sorocaba no segmento imobiliário. Entregaremos 720 unidades em 2024 e seguimos com o planejamento de futuros lançamentos para continuar movimentando o mercado”, afirma Sandro Souza, diretor executivo da Construtora Planeta.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Projeto de Lei obriga instalação de semáforos inteligentes em Sorocaba

Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…

12 horas atrás

Milei cancela aposentadoria e pensão de Cristina Kirchner

O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…

13 horas atrás

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…

13 horas atrás

STF mantém condenação de Fernando Collor na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…

13 horas atrás

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…

13 horas atrás

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…

13 horas atrás