Um empresário espanhol ligado à construtora sorocabana AG Velasco Empreendimentos e Participações Ltda. é um dos citados em uma operação na Espanha que aguarda julgamento. Ele é acusado de praticar vários crimes, incluindo lavagem de dinheiro usando a empresa de Sorocaba. Em função disso, a construtora teve o pedido de bloqueio de quatro milhões de cota da empresa.
A Justiça espanhola fala em R$ 688 milhões me impostos não pagos.
Segundo informações do portal g1, que teve acesso ao processo que tramita na Justiça da Espanha, além de dados públicos divulgados pelo tribunal responsável pelo caso. Um dos documentos, do Tribunal Central de Instrução 4, de Madrid, que trata de diligências do caso, conta com 98 páginas, que detalham a situação, fruto da Operação Pompeya, com várias ações a partir de 2012.
Angel Crispin Gilaranz Velasco é citado como dono e chefe da organização. O documento também diz que ele é sócio de várias pessoas e empresas, de vários ramos, incluindo o de construção civil, da cidade de Sorocaba. De forma direta e indireta, conforme o documento, ele também controlava três clubes ou casas noturnas na Espanha.
O documento é de 2022 e detalha os resultados dos trabalhos feitos após as operações. Cita tráfico ilegal de pessoas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. São 12 páginas dedicadas a Angel. Nele, a empresa de Sorocaba é citada ao menos três vezes.
O que diz a empresa
A AG Velasco Construtora e Incorporadora informou, na noite de segunda-feira (19), que não procedem as informações sobre bloqueio de valores, criação de nova empresa e suposta relação empresarial com o empresário Angel Crispin Gilaranz Velasco.
“Cabe esclarecer que o senhor Angel não é sócio da construtora e, sim, sócio de outra empresa, a AG Velasco Empreendimentos e Participações Limitada.“, comenta. A nota segue com o seguinte conteúdo:
“Deste modo, tratam-se de empresas diferentes, CNPJs diversos e sócios distintos. A AG Velasco Construtora e Incorporadora atua na construção e incorporação de novos empreendimentos, ou seja, imóveis na planta, sendo que a empresa do senhor Angel atua com a compra e venda de imóveis prontos, não existindo nenhuma relação com as obras da construtora.”
A AG Velasco Construtora e Incorporadora reforça que nunca teve valores bloqueados ou qualquer ligação com o processo envolvendo Angel na Espanha. Ressalta ainda que a construtora possui total sustentabilidade econômica, além da documentação pertinente a respeito de seu quadro societário, do qual o empresário citado não faz parte.
“A construtora ressalta o compromisso com seus clientes e segue atuando cumprindo todas as normas previstas pela legislação competente, prezando pela transparência em seus negócios.”
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…
O Radar da Semana desta sexta-feira (22) colocou em debate a Black Friday e as…
Acontece nesta sexta, sábado e domingo (22 a 24 de novembro) o projeto “Circuito Regional…