O Procon-SP iniciou um programa de capacitação de Procons municipais, para que possam realizar audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores de suas respectivas cidades.
Com isso, o órgão estadual paulista de proteção e defesa do consumidor, qualifica o atendimento da população, favorecendo o entendimento entre consumidores e fornecedores locais e regionais.
A conciliação é uma atividade desenvolvida pelo Procon-SP como um dos instrumentos disponíveis para a solução de conflitos de consumo; após uma interrupção provocada pela pandemia de covid-19, foi retomada de forma on-line e presencial – neste caso, apenas em suas instalações na Capital.
Em 2023, o índice médio de resolução de problemas pelo Procon-SP foi superior a 75%, incluindo os casos em que foi necessária uma audiência de conciliação e a ideia é que os Procons municipais também se capacitem para atuar na harmonização das relações de consumo, além de receber as reclamações e fiscalizar os estabelecimentos locais e regionais.
Pra explicar sobre esse programa, Caio Cesar conversou com Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP.
Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…
O aplicativo SP Mulher Segura, plataforma que facilita o acesso de vítimas de violência doméstica…
Todos os dias, 26 roubos de cargas acontecem nas estradas do Brasil. Além dos perigos…
O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday.…
O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou nesta segunda-feira (25) sobre o indiciamento pela Polícia Federal pela suposta…
A tensão entre os produtores de carne brasileiros e o Carrefour, gigante varejista francês, atingiu…