A genealogista Viviane Pompeu, que também é CEO da empresa Pompeu e Contrucci – Genealogia e Cidadanias, participa, entre os dias 29 e 31 de agosto, de um evento de genealogia promovido pelo Family Search e Museu da Imigração do Estado de São Paulo, onde também ministrará palestras sobre imigração Portuguesa no Brasil.
Natural de São Caetano do Sul, Viviane mora em Sorocaba há mais de 12 anos e atua no campo da genealogia, especialmente no estudo de registros brasileiros, italianos e portugueses. Então, se você tem interesse pelo assunto, pode aproveitar a oportunidade desse evento.
Genealogia é o estudo que abrange a identificação de parentesco formal ou informal entre indivíduos por meio de registros históricos como certidões de nascimento, casamento, óbito, registro de propriedades entre outros.
Viviane vem atuando profissionalmente na área desde 2018, período em que se dedica a ajudar pessoas a descobrirem suas origens e abrindo novas possibilidades em suas vidas.
Com experiência e participação em diversas entidades internacionais de genealogia, Viviane recentemente marcou presença como palestrante na RootsTech, considerado o maior evento de genealogia do mundo. Organizado pela plataforma FamilySearch, o encontro aconteceu em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre 29 de fevereiro e 2 de março de 2024. Durante o encontro, Viviane teve a oportunidade de se conectar com uma comunidade global, na qual havia muitos brasileiros.
A participação de Viviane na RootsTech reforçou a crescente escalada da pesquisa genealógica, além de destacar a importância de conhecer nossas raízes para entender melhor nossa própria história. O evento também permitiu que ela conhecesse as mais recentes inovações na área, como o uso da Inteligência Artificial na pesquisa genealógica.
Além de seu trabalho em genealogia, Viviane também auxilia na obtenção de cidadanias portuguesa e italiana. “Já foram inúmeras sentenças italianas positivas e cidadanias portuguesas deferidas pelo escritório”, afirma Viviane.
Ela destaca a importância das famílias de imigrantes italianos e portugueses na região de Sorocaba, ressaltando que 38% das famílias sorocabanas são descendentes de italianos, como as tradicionais famílias Matarazzo e Rizzo.
Viviane também menciona a ligação histórica entre a região de Sorocaba e Itu com o judeu Sefardita português Antônio Bicudo Carneiro, cujos descendentes podem obter a cidadania portuguesa por naturalização, como o caso da tradicional família Leme. “É uma viagem fascinante através dos anos para descobrir que somos um pouco de cada um desses antepassados, ganhando um senso de identidade e pertencimento.”
Para Viviane, o passaporte não é apenas uma oportunidade de viajar, morar e trabalhar no exterior, mas também uma porta para redescobrir as origens, reviver memórias e fortalecer os laços com o passado. “É uma chance única de se reconhecer na história da sua família e encontrar um sentido mais profundo na sua própria jornada”, conclui.
Viviane Pompeu está nas redes sociais em @pesquisaegenealogia ou pelo e-mail viviane@pompeuecontrucci.com.br. (Com informações de assessoria de comunicação)
Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…
O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…
A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…
Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…
O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…