Segundo dados do anuário estatístico de acidentes de origem elétrica 2024, ano base 2023, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no ano passado foram registradas 674 mortes por choque elétrico em todo o Brasil. O mesmo anuário aponta que o setor de construção lidera o ranking de mortes por choque elétrico com 115 vítimas fatais em todo o território nacional.
Pensando nessas estatísticas, a Regional Sorocaba do Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil) promoveu nesta quarta-feira, 04/09, a palestra “Gestão de Riscos Elétricos nos Canteiros de Obras”, ministrada pelo consultor de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) Gianfranco Pampalon. O evento, que faz parte da Campanha Choque Zero desenvolvida pelo Seconci-SP e que percorreu diversas cidades do Estado de São Paulo, reuniu profissionais da área de SST de setor de construção civil e de outros segmentos.
Segundo o palestrante, o objetivo do workshop é orientar os profissionais a respeito das boas práticas para evitar acidentes. “O desconhecimento a respeito do controle de perigos e riscos é muito alto, com potencial grande de gerar acidentes graves. Os choques elétricos são a terceira causa de acidentes fatais nas obras e respondem por 20% dos óbitos. Além de causar danos às vítimas e seus familiares, os acidentes com choque elétrico têm consequências econômicas que afetam tanto as empresas quanto a sociedade como um todo”, explicou.
Para ele, o interesse e a interação cada vez maiores do público a respeito os temas abordados nas campanhas de segurança do Seconci-SP demonstram a efetividade dessas ações. “Estamos percebendo nas palestras relatos de participantes que estão implementando medidas de segurança. Estamos fechando com chave de ouro essa campanha aqui em Sorocaba e acredito que estamos conseguindo alcançar nosso propósito de contribuir para a redução dos acidentes”, completou.
De acordo com o gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, José Bassili, essa é a segunda campanha de segurança promovida pela entidade. “No ano passado fizemos a campanha Queda Zero, pois as quedas e os impactos são as duas principais causas de óbito na construção civil. Este ano, decidimos abordar o tema Choque Zero e o retorno foi muito bom. Já estamos preparando uma nova campanha para o próximo ano, sempre visando a segurança dos trabalhadores da construção civil.”
Material de divulgação
Bassili lembrou que além das palestras o Seconci-SP desenvolveu materiais de divulgação para alertar sobre os riscos nos canteiros de obra. “Criamos cartazes com dicas de segurança e principalmente lembrando o trabalhador da construção civil que o mais importante é ele retornar para sua família no final do dia. O choque elétrico é um risco que pode ser evitado, mas é necessário seguir as normas, tomar as medidas preventivas e que o serviço seja executado por um profissional treinado e capacitado”, alertou.
Para o líder de Qualidade e Segurança da Renovagy Brasil, Gustavo Henrique de Souza, a palestra foi importante no sentido de orientar e atualizar o profissional. “Como atuamos no segmento de energia solar nossos colaboradores estão expostos ao risco de choque elétrico. Esse workshop superou as expectativas com informações relevantes sobre segurança e revisões das normas e com certeza vamos replicar esse treinamento para nossa equipe. No início deste ano firmamos uma parceria com o Seconci-SP principalmente por causa desse diferencial que a entidade oferece com treinamentos, palestras e materiais educativos”, comentou.
Investir em segurança
Durante a palestra, o consultor Gianfranco Pampalon ressaltou que a segurança é um investimento e não um gasto. “É necessário frisar que investir em segurança dá retorno para as empresas tanto em produtividade quanto na qualidade. Um acidente fatal gera inúmeros custos com processos trabalhistas, civil, criminal, indenizações e custas judiciais, além de afetar a imagem da empresa”, concluiu.
Na opinião de Andre Gil Soldan, que atua como técnico de Segurança do Trabalho, o evento foi importante para conscientizar os gestores das construtoras. “A forma como o tema foi abordado se referindo à segurança como sendo um investimento foi muito importante. Por exemplo, o EPI (Equipamento de Proteção Individual) é um item de segurança que deve ser adquirido de acordo com as normas de segurança, não é um item que deve ser comprado levando em consideração apenas custos”, completou.
Sobre o Seconci-SP
O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria. Os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade realiza ainda assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança para as empresas, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.
A sede da Regional Sorocaba do Seconci-SP fica na Av. Gen. Osório, nº 391. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba.seconci@seconci-sp.org.br.
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…
O Radar da Semana desta sexta-feira (22) colocou em debate a Black Friday e as…
Acontece nesta sexta, sábado e domingo (22 a 24 de novembro) o projeto “Circuito Regional…