A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), renovou até sábado (14), o alerta de risco elevado para incêndios para todo o Estado.
Em algumas cidades da região de Sorocaba, as temperaturas podem chegar a 37ºC e a Umidade Relativa do Ar (URA) a 20%. O Mapa de Risco, indica grau máximo de risco de incêndios florestais em quase todas as faixas do território paulista.
Nos próximos dias, a região de Sorocaba ainda terá um predomínio do clima seco e estável, sem previsão de chuvas. A atenção se volta para a elevação das temperaturas, que traz uma sensação de calor e um ambiente abafado.
Com o tempo seco, os índices de URA devem cair no período da tarde, aumentando o risco de incêndios florestais. Por conta desse cenário, o risco de queimadas é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação.
Para o domingo (15), segundo os meteorologistas, está prevista uma queda brusca na temperatura e uma garoa pode aparecer à noite. Na segunda-feira (16), as temperaturas ficam mais amenas durante o dia todo, com céu nublado e possibilidade de chuva para o dia todo. A partir da próxima terça-feira (17), os termômetros voltam a subir novamente, com o afastamento da frente fria.
Moradores de cidades da Região Sul do Rio Grande do Sul registraram o fenômeno da “chuva preta”. Os relatos são de cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte.
Nos próximos dias, outras regiões poderão ter o fenômeno, inclusive o estado de São Paulo. Segundo Willian Minhoto, meteorologista da Defesa Civil do Estado de SP, a causa do fenômeno é a fumaça das queimadas em diversas regiões do Brasil.
“A atmosfera está com bastante fuligem, não só por conta das queimadas que atingem o estado de São Paulo, também as que acontecem na Amazônia e em outras regiões do País, estão deixando a atmosfera com muita fuligem e o ar com bastante particulados. Então essa chuva do fim de semana, terão uma coloração escura, mas não é uma coisa preocupante. Isso já é esperado, já que quando a chuva cair, ela literalmente vai limpar a atmosfera“, explicou Minhoto.
A chuva preta surge quando partículas de fuligem presentes na atmosfera se mistura com a água das nuvens e caem na forma de chuva escura.
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…