O passeio de trem da Primavera e a Festa das Cores são atrações neste sábado (21) na Estação Paula Souza, em Sorocaba. A chegada da estação das flores, no domingo (22), será comemorada na véspera com uma edição especial do Trem dos Operários, promovido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária.
A venda de passagens é on-line, pelo valor de R$ 25, pelo site: www.mpfsorocabana.org.br. Os horários de partida são 11h e 14h30, saindo da Estação Paula Souza (Rua Paula Souza, nº 420 – Centro). Horários extras podem ser abertos conforme a demanda de passageiros.
Crianças até 6 anos no colo de um adulto pagante têm gratuidade. Consulte no site todas as informações de serviço e demais orientações aos passageiros.
Utilizando uma locomotiva diesel e um carro de passageiros históricos, da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o Trem dos Operários é um projeto turístico-cultural que preserva a memória dos dois principais ciclos industriais de Sorocaba: a ferrovia e a tecelagem. O trem parte da Estação Paula Souza e vai até o Parque Histórico Municipal da Tecelagem, na Fábrica Santa Maria, onde haverá visita monitorada às instalações históricas e ao maquinário preservado, em parceria com o Instituto Cleusa Prado. A extensão total do passeio é de 3 quilômetros (1,5 quilômetro na ida e 1,5 quilômetro na volta), e a duração estimada total, de 1 hora.
Cidadãos integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal podem adquirir ingressos a valores promocionais (R$ 10) em determinados horários. É obrigatória a apresentação de documentação pessoal e comprovante de cadastro no CadÚnico válido no momento do passeio. O benefício é limitado a quatro ingressos por inscrição.
A receita da bilheteria é revertida para os trabalhos de recuperação do patrimônio histórico ferroviário da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária. Assim, você estará ajudando a preservar uma parcela importante da memória ferroviária do Brasil.
Festa das Cores
A Festa das Cores marca a primeira ocupação do Território Cultural Paula Souza, instituído recentemente pela Lei Municipal nº 13.058/2024, e o início da revitalização daquela área na região central de Sorocaba. A ação ocorre na rua Paula Souza, das 9h às 17h, com barracas de alimentação e feira de artesanato. O Museu de História Natural Irmã Lydia Renz, no Colégio Santa Escolástica, também estará aberto para visitação.
Haverá participação das secretarias de Turismo (Sedetur), com distribuição de guias e material informativo, e de Cultura (Secult), com o jogo de xadrez gigante e outros de tabuleiro. O projeto de metarreciclagem montará um posto de recolhimento de lixo eletrônico. A rua Paula Souza estará interditada entre a rua Padre Libório e a avenida Afonso Vergueiro durante a realização do evento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…
Em dez anos, fintechs e Pix deram acesso a serviços bancários para 60 milhões de…