No próximo dia 12 de outubro, o Dia das Crianças será celebrado com o lançamento do primeiro episódio da websérie “Contos Infantis Sorocabanos: meio ambiente, cultura e cidadania sob o olhar da contação de histórias”, idealizada e interpretada pela mediadora de leitura Flávia Colpas. A obra, que terá mais dois episódios lançados neste mês, será disponibilizada gratuitamente ao público no canal Leitor do Mundo, no YouTube, e foi gravada em julho deste ano no Parque Chico Mendes.
A produção adapta obras de três escritores locais – “A Sociedade das Formigas”, de Manoel Francisco Filho; “Atum, o Gato Grato, cai no mundo!”, de Thaís Laham Morello; e “Dom Quixote, o Cavaleiro da Reciclagem”, de Angeles Paredes Toral –, trazendo histórias que exploram os temas cidadania, cultura e meio ambiente.
Com direção de Chores Rodrigues e produção executiva de Flávia Battistuzzo, a websérie envolveu mais de 30 profissionais e foi financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de um edital da Secretaria de Cultura de Sorocaba.
Para Flávia, a escolha das histórias foi essencialmente guiada pela temática. “Eu queria que as histórias falassem sobre o meio ambiente ou sobre elementos da natureza e que também trouxessem aspectos da cultura que pudessem fomentar o debate entre as pessoas que fossem assistir à websérie”, explica.
Após “Atum, o gato grato cai no mundo”, que será lançado neste dia 12, o canal receberá as histórias “Dom Quixote, o cavaleiro da reciclagem” no dia 19 e “A sociedade das formigas”, no dia 26.
A adaptação para o audiovisual, segundo Colpas, trouxe desafios específicos, como mudanças no enfoque narrativo. “No caso de ‘Dom Quixote, o cavaleiro da reciclagem’, existe uma narradora que conta a história enquanto vemos a atuação do personagem. Já em ‘A Sociedade das Formigas’, é a própria Dona Saúva quem narra. E no caso de ‘Atum, o Gato Grato cai no mundo’, uma viajante refaz o percurso do personagem principal. Houve toda uma questão técnica que teve que ser pensada, o que deu origem a várias versões de roteiro”, comenta.
Parque como cenário
O Parque Chico Mendes, escolhido como cenário para a gravação, teve papel importante na ambientação e narrativa da série. “Foi essencial tanto em termos de compor os cenários quanto em termos de criar uma atmosfera favorável para falar sobre meio ambiente e sobre os elementos da natureza”, observa Colpas, destacando que o parque proporciona um ambiente de relaxamento e lazer, essencial para criar a conexão necessária entre o espectador e os temas abordados.
A inclusão de recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição, foi prioridade na produção com intuito de garantir que o conteúdo chegue ao maior número possível de pessoas, especialmente crianças. “Quando a gente inclui acessibilidade num projeto, a gente está pensando na questão da diversidade e da inclusão, que é algo que vem ganhando espaço pela importância que tem”, afirma.
Histórias para refletir
A websérie busca não só entreter, mas também despertar o interesse por questões ambientais, culturais e sociais. Flávia Colpas espera que o projeto inspire as crianças a refletirem sobre o impacto de suas ações no mundo e incentivem o envolvimento com a leitura e outros produtos culturais. “Que elas pensem no significado que elas mesmas têm no mundo, o que podem fazer a respeito dos assuntos abordados e como podem contribuir. De fato, que possam ser cidadãs planetárias”, conclui.
A expectativa é que o canal Leitor do Mundo, que já possui vídeos de mediação de leitura e contação de histórias de autores nacionais e internacionais, continue a ser expandido com novas histórias futuramente e se consolide como uma plataforma de adaptações de contos infantis de autores sorocabanos e de outros lugares, ampliando o acervo cultural disponível para o público infantil.
Lançamento dos episódios no Canal Leitor de Mundo
12/10: Atum, o gato grato cai no mundo
19/10: Dom Quixote, o cavaleiro da reciclagem
26/10: A sociedade das formigas
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…
Em dez anos, fintechs e Pix deram acesso a serviços bancários para 60 milhões de…