Neste domingo eleitoral, 6 de outubro, uma das cenas mais comuns em Sorocaba e em diversas cidades do país foi o derramamento de santinhos nas ruas. Ouvintes da Rádio Cruzeiro FM registraram vários pontos com uma grande quantidade de folhetos espalhados pelas calçadas.
Em alguns casos, a poluição causada pelos materiais impressos ocorreu em frente aos pontos eleitorais, onde milhares de pequenos folhetos, contendo números e nomes dos candidatos, cobriram as calçadas das vias.
É importante ressaltar que a prática de espalhar esses e outros materiais na véspera e no dia da votação é considerada um crime eleitoral, podendo resultar em punições para os próprios candidatos. De acordo com a legislação eleitoral, é responsabilidade do candidato cuidar da posse, guarda, distribuição, bem como da posterior limpeza e destinação final do material.
Além disso, a legislação proíbe que eleitores ou candidatos causem qualquer tipo de desordem que atrapalhe os trabalhos eleitorais, tentem impedir alguém de votar ou atuem para induzir o voto em determinado candidato ou partido.
A conscientização sobre a importância do respeito às normas eleitorais é fundamental para garantir a integridade do processo democrático.
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…